domingo, 4 de outubro de 2009

Supercomputador agora cabe na sua mesa

 DA REPORTAGEM LOCAL
Por cerca de 4.000 euros, é possível comprar um supercomputador que cabe em cima da sua mesa. As máquinas, montadas por diversas empresas, são equipadas com unidades de processamento gráfico Tesla C1060 . São chips desenvolvidos pela Nvidia com nada menos do que 240 núcleos de processamento paralelo. Um chip tem 250 vezes a capacidade de processamento de um PC padrão, conforme dados da empresa. Os supercomputadores -com aparência de um desktop convencional- equipados com a tecnologia são projetados para usar uma tomada tradicional como fonte de energia e são silenciosos o suficiente para ficar sobre a mesa do escritório, enumera a Nvidia.

Pesquisa
Por enquanto, as máquinas serão vendidas para pesquisadores e universidades. Mas a maior fabricante de PCs do mundo, a Dell, já demonstrou interesse em levar as supermáquinas ao usuário comum. De acordo com o jornal britânico "The Telegraph", a empresa diz que pretende começar, sem definir a data, a produção em massa desse equipamento para o mercado geral. "Antes, os telefones celulares eram propriedades de poucos, hoje nós não podemos viver sem eles. Acontecerá o mesmo com os supercomputadores. Eles [os processadores Tesla] estão construindo o alicerce para a computação do futuro", disse Eric Greffier, executivo da Dell.

Quarto livre
Essa nova linhagem de supercomputadores é capaz de lidar com tarefas que exigem um número de cálculos simultâneos tão grande que hoje são feitas por agrupamentos de máquinas que ocupam um quarto inteiro e custam 70.000 euros.

Biologia, petróleo
Entre os prováveis usos, estão pesquisas nas áreas médicas e biológicas, aplicações no campo de exploração de óleo e gás, além de cálculos que servem à indústria de engenharia aeroespacial. (GVB)

0 comentários: