domingo, 4 de outubro de 2009

Serviços na rede são aposta de gigantes

 DA REPORTAGEM LOCAL
Por trás da popularização dos aplicativos on-line, de celulares preparados para entrar na internet e de notebooks com baixo poder de processamento, está o conceito de "cloud computing" (nuvem computacional, em tradução livre).
Basicamente, isso significa que o poder de processamento e os serviços de dados estarão na "nuvem" da internet, espalhados nos servidores das empresas. Dessa forma, se o usuário tiver um browser adequado e conexão rápida o suficiente, ele acessará todos seus dados e programas de forma semelhante, seja de um computador, seja de um celular.
Há dois anos, o presidente do Google, Eric Schmit, disse que esse conceito deve caminhar lado a lado com a publicidade on-line -o carro-chefe dos lucros da empresa.
Bruce Chizen, presidente da Adobe, afirmou, no ano passado, que a migração completa da base dos softwares do computador de mesa para a internet deve acontecer em dez anos. A empresa tem na internet um editor de fotos, (www.photoshop.com/express), um editor de vídeos (acessível no Photobucket) e o Acrobat.com, todos gratuitos.
Outra empresa que aposta na nuvem computacional é a IBM, que anunciou o Blue Cloud no fim do ano passado. O projeto vende esse tipo de computação a corporações e universidades.
Até a Amazon, famosa pela loja on-line, negocia capacidade de computação no serviço Elastic Compute Cloud.

Supercomputador
A Sun vende esse tipo de computação em www.network.com; o comprador paga pelo tempo de uso. "A vantagem para o usuário é poder utilizar um dos maiores supercomputadores do mundo sem precisar hospedá-lo, gerenciá-lo, energizá-lo ou administrá-lo... e, melhor ainda, sem comprá-lo", disse, à Folha, Silvio Pereira, diretor de sistemas da Sun Microsystems.
Um dos programas mais conhecidos do público final disponível é o Blender, software para modelagem e animação tridimensional.
(GVB)
Leia mais



 Acrobat.com tem editor de texto e de PDF



Evite restrição do espaço em disco gratuito
Serviços na rede são aposta de gigantes
Sala permite acesso de longe ao micro
Premiado, Zoho tem muitos aplicativos
Google Docs é simples, mas funcional
Crie atalhos para acessar serviços na rede
Sistemas de código aberto têm grave problema de segurança
Safari da Apple tem brecha, diz Microsoft
Acesse seu computador de qualquer lugar

0 comentários: