domingo, 4 de outubro de 2009

DVD Virtual

Veja dicas que orientam como criar DVD virtual
A maioria dos programas que criam DVDs, como o Nero ou Roxio DVD Creator, possuem diversas opções para finalizar um DVD. Você pode gravar o conteúdo criado diretamente em um disco de DVD, criar uma pasta no micro que possui a estrutura de arquivos que seria gravada no DVD, ou então criar uma imagem ISO do DVD.
Essa última opção é muito interessante, pois permite que você faça outras cópias do DVD sem ter que passar pelo processo de criação, que, normalmente, é muito demorado. Uma imagem ISO também pode ser executada como se fosse um DVD se você utilizar o programa Daemon Tools Lite, descrito neste artigo.
O programa cria um drive de DVD virtual, atribuindo uma nova letra de drive a ele, e permite associar um arquivo ISO àquela unidade de drive. Com isso, você pode testar um projeto de DVD antes de "queimar" um disco.
Outro uso prático que ele pode ter é permitir a exibição de DVDs em máquinas que não contenham um drive. O programa pode criar até quatro drives virtuais.
O Daemon Tools Lite, além de fácil de usar, é também um programa versátil. Ele é capaz de identificar dez formatos de arquivos de imagens diferentes. Além do ISO, são suportados B5T, B6T, BWT, CCD, CDI, CUE, MDS, NGR e PDI.
O programa pode ser obtido em superdownloads.uol.com.br/download/164/daemon-tools. Após a instalação, o programa acrescenta um pequeno ícone na bandeja da barra de tarefas. O programa funciona de maneira extremamente simples. Clique com o botão direito sobre esse ícone e selecione a opção Virtual CD/DVD-ROM.
Em seguida, selecione a letra do drive desejado e clique na opção Montar imagem. Na caixa de diálogo, selecione o arquivo de imagem e pressione OK. O drive será "montado", e o DVD será imediatamente executado pelo programa padrão de execução. A partir desse momento, você verá uma nova letra de drive no Meu computador.
Se clicar sobre esse drive, o DVD será executado. Uma vez que você tenha terminado de assistir ao vídeo e encerrado o programa, o drive virtual continuará ativo.
Após o uso, se você não tiver interesse em manter aquela letra ativa, o drive pode ser desmontado facilmente, ou seja, a letra será removida do Meu computador. Basta clicar no ícone do programa na barra de tarefas, selecionar o drive e escolher a opção Desmontar.
Se você quiser trocar a imagem de DVD associada àquela letra, basta dar um clique sobre a letra do drive a partir do ícone na barra de tarefas e selecionar a nova imagem. Você pode montar mais unidades selecionando o item Virtual CD/DVD-ROM, escolhendo Definir número de unidades e a quantidade de drives virtuais que desejar.

0 comentários: