domingo, 4 de outubro de 2009

Outlook - configure senha para proteger acesso a sua conta


O leitor Arael M. da Costa gostaria de saber se há possibilidades de inserir uma senha que funcione como um cadeado no software Microsoft Outlook, impedindo a entrada de outros usuários do PC no aplicativo de correio eletrônico.
O programa Outlook, que acompanha o pacote Office, permite restringir o acesso às contas de e-mail por meio da criação de um perfil de usuário. Esse perfil é associado a uma conta de e-mail, que pode ter acesso limitado por uma senha.
Em sua forma básica de funcionamento, toda vez que você carrega o Outlook, ele é aberto e exibe suas caixas de e-mail. Aplicando o conceito de perfil, ao abrir o Outlook será exibida uma caixa de diálogo em que você escolhe o usuário que deseja abrir o programa. Somente as caixas de correio eletrônico daquele usuário são exibidas.
Nesse esquema, o programa cria um novo arquivo ou pasta particular de e-mail, um documento que possui a extensão PST. Esse arquivo pode ser protegido por uma senha.
Combinando essas duas características, podemos ter um único programa de e-mail que pode ser usado por vários usuários sem que eles tenham acesso aos e-mails dos demais.
Esse método é diferente daquele usado pelo irmão menor, o Outlook Express, que usa o conceito de identidades, em que todo o processo de criação de pastas e senhas é feito dentro do próprio programa de e-mail. No caso do Outlook, é necessário fazer uma configuração fora do programa de e-mail, por meio do Painel de controle do Windows.
Esse exemplo tomou como base o Outlook XP, mas deve funcionar de forma similar nos Outlooks 2003 e 2007.
Abra a pasta Painel de controle do Windows clicando no botão Iniciar e no item Painel de controle. Quando a pasta abrir, clique no ícone Correio. Na caixa de diálogo que é exibida, clique no botão Mostrar Perfis. Na janela que é exibida você pode adicionar novos perfis, ou seja, usuários.
Se você não quiser criar nenhum novo perfil para você, pode simplesmente colocar uma senha de acesso para a pasta padrão do Outlook.
Para adicionar uma senha a um perfil, selecione-o e clique no botão Propriedades. Na próxima caixa de diálogo, clique no botão Arquivo de dados e no botão Ok.
Selecione a pasta Outlook.pst -ou uma com nome similar- que aparece na lista. Em seguida, clique em Configurações. Na etapa seguinte, clique no botão Alterar senha. Na primeira vez em que isso for feito, será exibida uma caixa de diálogo em que você deve informar a senha atual e digitar duas vezes a nova senha. Se for a primeira vez, deixe o campo Senha atual em branco, digite e confirme a nova senha
Tome muito cuidado ao informar as senhas, pois, se você esquecê-las, pode dar adeus à sua pasta de e-mails.
Uma outra alteração que deve ser feita, no caso de mais de um usuário ou perfil ser utilizado, é indicar para o Outlook que você deseja escolher quem vai usar o programa. Para tal, você deve marcar o campo Escolher o perfil que será usado na caixa de diálogo e-mail. Caso contrário, o usuário padrão sempre será utilizado.
Dependendo da versão do Windows que você utiliza, talvez seja necessário recarregar o sistema operacional para que as alterações passem a ter efeito.

0 comentários: