sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Email - instalando um certificado digital


Instalando e Configurando um Certificado Digital para seu e-mail





Com o um certificado digital você poderá assinar digitalmente seus e-mail e enviar mensagens criptografadas para seus destinatários utilizando programas como Mozilla Thunderbird ou Windows Mail (antigo Outlook Express).

Antes de iniciar o tutorial obtenha gratuitamente o seu certificado digital com validade de 1 ano no URL: secure.comodo.net. Preencha todos os campos e aguarde o e-mail de confirmação (não é enviado imediatamente).

Você ira receber um e-mail como esse abaixo, em “Click & install Comodo Email Certificate” você instala automaticamente no seu computador o Certificado digital.

certificado_digital_email.gif

se houver algum problema devido a incompatibilidade do navegador (padrão) que você estiver usando tente o seguinte: acesse o URL: https://secure.comodo.net/products/!SecureEmailCertificate_Collec2 , entre com o e-mail que usou para obter o certificado e o password informado no e-mail. Agora basta configurar o seu programa de e-mail favorito;

Mozilla Thunderbird:
Ferramentas/Configurar Contas/ Segurança.

certificado_digital_thunderbird.gif

Em selecionar ira direcionar automaticamente para o local onde esta o certificado, que é o mesmo para Criptografia.

No Windows Mail (antigo Outlook Express):
Ferramentas/Contas/Propriedades/Segurança.

certificado_digital_windows_mail.gif

Da mesma forma, em selecionar ira direcionar automaticamente para o local onde esta o certificado, que é o mesmo para Criptografia.

Quando receber uma mensagem com assinatura digital basta verificar um ícone na mensagem ao click aparecera as informações certificadas do remetente bem como da autoridade certificadora:

certificado_digital_propriedades.gif

Se a mensagem for criptografada o aviso acima estará indicando esta opção, lembre que para enviar mensagem criptografada o destinatário precisa ter sua chave publica instalada e não poderá visualizar o e-mail em navegadores somente com um programa leitor de e-mail.

0 comentários: