domingo, 4 de outubro de 2009

Como melhorar a qualidade e o resultado de suas buscas na rede

 Se você usa intensamente o Google para encontrar artigos, pessoas, matérias ou informações sobre um determinado tema, sabe que vai se deparar, em alguns casos, com milhares de resultados. Filtrar rapidamente o que não interessa pode economizar muitas horas de navegação.
O navegador Firefox possui muitos complementos que permitem melhorar a qualidade da busca. Uma vez instalados, esses recursos vão permitir ao usuário ser mais rápido e profundo na obtenção de informações relevantes. Selecionamos dois desses complementos para o leitor.
O GoogleEnhancer permite filtrar as buscas adicionando à página de resultados três caixas de seleção que permitem limitar uma faixa de tempo, uma língua e um tipo de documento específico. Embora o Google permita fazer buscas mais depuradas por meio de opções avançadas, esse complemento cria um atalho de filtros.
Por exemplo, você quer pesquisar vídeos no formato MPG sobre o deserto do Atacama publicados nos últimos seis meses. Nesse caso, basta escolher o tipo de arquivo e o período desejado nos campos respectivos e clicar no botão pesquisar.
Para instalar o Google- Enhancer, entre em addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/6435 e clique no botão Add to Firefox.
O complemento indica o tipo de documento contido na página, ao lado do nome que é exibido como link, além de ressaltar as palavras pesquisadas dentro do texto.
Se você precisa de informações mais detalhadas e estruturadas sobre um determinado assunto, ou se faz muitas pesquisas escolares, a Wikipédia pode ser uma fonte de boas informações. Por meio do complemento Googlepedia, o Firefox abre um painel com os resultados mais relevantes. Baixe em addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2517.


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr2204200914.htm

0 comentários: