domingo, 4 de outubro de 2009

Armazenamento na nuvem - Dropbox sincroniza os seus arquivos

Dropbox sincroniza os seus arquivos Site de armazenamento on-line oferece 2 Gbytes

DA REPORTAGEM LOCAL
Se você precisa ter acesso fácil a certos arquivos em qualquer computador, o serviço de armazenamento on-line Dropbox pode ser uma boa opção.
Gratuito, ele dá direito a 2 Gbytes (há também um plano pago, que oferece 50 Gbytes). Para usar o serviço, é preciso criar uma conta em www.getdropbox.com.
O gerenciamento dos seus arquivos pode ser feito por meio do site. Mas o aspecto mais interessante do Dropbox é sua integração com o sistema operacional: o serviço oferece um software gratuito -compatível com Windows, Mac e Linux- que cria no seu computador uma pasta chamada Dropbox, onde ficam armazenados os arquivos da sua conta.
Ela funciona como uma pasta normal do sistema, mas com uma vantagem: ao acrescentar, editar ou renomear os arquivos, eles são sincronizados automaticamente no site e nos computadores que tiverem o software instalado e conexão à internet.
O serviço também facilita o compartilhamento de pastas e arquivos. Para compartilhar uma pasta, clique nela com o botão direito e, no submenu Dropbox, escolha Share. Depois, forneça o e-mail dos outros usuários, que poderão editar o conteúdo após criarem uma conta no serviço.
Se você quiser enviar um arquivo para outras pessoas sem que elas precisem criar uma conta no Dropbox, basta colocá-lo na subpasta Public. Clicando no arquivo com o botão direito, vá ao submenu Dropbox e clique em Copy public link para copiar o endereço que deve ser enviado aos destinatários. Esse recurso é útil em casos de arquivos grandes, que excedem o limite aceito por serviços de e-mail.
Outras funcionalidades interessantes são o acesso a versões antigas dos arquivos, recuperação de conteúdo deletado da pasta Dropbox e criação automática de álbuns de fotografia.
(RAFAEL CAPANEMA)

0 comentários: