Pesquisa busca memória mais eficiente  DA "TECHNOLOGY REVIEW"
Pesquisadores da IBM  comprovaram a eficiência  de um tipo novo de armazenamento de dados, a  chamada memória racetrack (pista de corrida),  que usa nanotecnologia e  promete combinar, a um  custo relativamente baixo,  a capacidade de estocagem  de dados dos discos rígidos  magnéticos com a robustez e a velocidade da memória flash. 
Além disso, a memória  racetrack não se corromperia ao longo do tempo,  como ocorre com a memória flash.  Apesar de ainda estar  nos estágios iniciais de  pesquisa, esse novo tipo de  armazenamento de dados  poderia significar um  substituto atraente tanto  para os discos rígidos  quanto para a memória  flash, fazendo nascer computadores menores e dispositivos de memória  muito mais baratos para  iPods e outros aparelhos  portáteis que hoje dependem da flash. 
Na revista "Science", a  equipe de pesquisadores  descreveu uma forma de  ler e escrever bits múltiplos de dados em nanofios  magnéticos, um passo importante rumo à fabricação de um protótipo.  A memória racetrack  consiste em uma gama de  bilhões de nanofios colocados sobre uma pastilha  de silício. 
Cada nanofio é capaz de  armazenar centenas de  bits de dados.  Como os nanofios são  extremamente pequenos,  a memória racetrack conseguiria ser muitas vezes  mais densa do que a flash.   






0 comentários:
Postar um comentário