domingo, 4 de outubro de 2009

Pesquisa busca memória mais eficiente DA "TECHNOLOGY REVIEW"
Pesquisadores da IBM comprovaram a eficiência de um tipo novo de armazenamento de dados, a chamada memória racetrack (pista de corrida), que usa nanotecnologia e promete combinar, a um custo relativamente baixo, a capacidade de estocagem de dados dos discos rígidos magnéticos com a robustez e a velocidade da memória flash.
Além disso, a memória racetrack não se corromperia ao longo do tempo, como ocorre com a memória flash. Apesar de ainda estar nos estágios iniciais de pesquisa, esse novo tipo de armazenamento de dados poderia significar um substituto atraente tanto para os discos rígidos quanto para a memória flash, fazendo nascer computadores menores e dispositivos de memória muito mais baratos para iPods e outros aparelhos portáteis que hoje dependem da flash.
Na revista "Science", a equipe de pesquisadores descreveu uma forma de ler e escrever bits múltiplos de dados em nanofios magnéticos, um passo importante rumo à fabricação de um protótipo. A memória racetrack consiste em uma gama de bilhões de nanofios colocados sobre uma pastilha de silício.
Cada nanofio é capaz de armazenar centenas de bits de dados. Como os nanofios são extremamente pequenos, a memória racetrack conseguiria ser muitas vezes mais densa do que a flash.

0 comentários: