domingo, 4 de outubro de 2009

Google Maps tem serviço gratuito para aparelho portátil DA REPORTAGEM LOCAL
Proprietários de celulares mais simples podem usar um novo recurso do Google Maps, acessível pelo link www.google.com.br/gmm, no WAP do seu celular.
Você deve baixar um programa, processo que demora cerca de cinco minutos. Depois, você coloca o local de origem e, em seguida, o local de destino.
A partir daí, ele indica, por meio de balões no mapa, cada manobra que você deverá fazer. Não há indicação por voz e, durante os testes, não houve localização pela rede celular.
Para saber o quanto o serviço está trafegando de dados e evitar sustos com a conta telefônica, há uma tarja azul na parte de cima. Em um percurso de 15 quilômetros, houve tráfego de 218 Kbytes.

Embarcado
Sofisticado, o Nokia N82 (com câmera de 5 Mpixels e tocador de MP3) vem com receptor GPS e o serviço Nokia Maps, que consegue captar o local e traçar a rota. Se você baixar um complemento, de graça, o programa oferece comando de voz -porém, só em inglês. O recurso é somente para pedestres, ao menos no Brasil: durante os testes, ele não diferenciou as ruas contramão.
Outro software gratuito, mas voltado para celulares com GPS embutido, é o Nav4All (www.nav4all.com), disponível em 57 idiomas, abrangendo o português do Brasil. Demora quase 30 minutos para instalar os mapas, a linguagem e o áudio. (CR)

0 comentários: