domingo, 4 de outubro de 2009

Nettops começam a ganhar espaço

 PRATICIDADE >> Tamanho reduzido e tela sensível ao toque são alguns dos atrativos desses novos computadores de mesa

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois dos netbooks, laptops ultraportáteis que desempenham funções básicas, é a vez de os nettops chamarem a atenção no mercado de tecnologia.

Versões de mesa dos netbooks, os nettops são computadores que possuem dimensões reduzidas e são usados para desempenhar funções como navegar na internet e trabalhar com processadores de textos, apresentações e tabelas.
A categoria deve crescer para mais de 6 milhões de unidades em 2009 -e mais de 7 milhões em 2010, de acordo com a DisplaySearch, empresa que faz análises de mercado.
Os nettops podem ter versão tudo-em-um, em que componentes e monitor dividem o mesmo gabinete, ou versão apenas com gabinete -basta conectá-lo a um monitor.
"Um dos principais atrativos desse segmento é a economia de espaço", afirma Marcel Campos, gerente de marketing da Asus. "Antes, você tinha torre e monitor. Agora, tudo está junto, o que simplifica a vida do usuário", diz.
A Asus apresentou na Cebit, em março, na Alemanha, o Eee Top PC ET1602, que tem tela sensível ao toque. Não há previsão de data para a chegada do modelo ao Brasil. "Estamos analisando a entrada do produto no mercado. Está bem claro que os nettops atendem a uma vasta gama de pessoas, da criança que quer estudar até aquela pessoa mais velha que quer um computador fácil de instalar", diz Campos.
Em junho, a MSI lança no Brasil os modelos AP1900 e AE1900. O primeiro, voltado para o mercado corporativo, e o segundo, para o público que busca um design diferente.
"O AE1900 faz parte da linha estética, tem função touchscreen, design com acrílico transparente", detalha Marcelo Martins, diretor comercial e de marketing da MSI Brasil.
O preço dos aparelhos deve variar entre R$ 1.899 e R$ 2.599, segundo ele.
"O apelo do nettop é por conveniência estética e de espaço. É um produto que ocupa pouco espaço, que pode, também, virar uma TV [desde que o consumidor compre um sintonizador de TV digital]", afirma.
A Acer apresentou, no começo deste mês, o Aspire Revo, com plataforma de processamento gráfico Ion, da Nvidia -que permite jogar e executar vídeos em Full HD (1.920x 1.080 pixels). Segundo a assessoria de imprensa, a Acer não declarou o preço nem a data em que ele chegará ao mercado.

0 comentários: