segunda-feira, 8 de março de 2010

Qual a diferença entre HSDPA e 3G?


26 February 2009 Nenhuma Opinião
O HSDPA é uma atualização do 3G (UMTS). Ou seja, não existe HSDPA se não tiver o 3G. É como se o HSDPA fosse uma cobertura de chocolate no bolo 3G. Não há cobertura se não tiver o bolo. Fazendo uma comparação, o HSDPA está para o 3G assim como o o EDGE está para o GSM. Ele só faz diferença nas conexões de dados, aumentando a capacidade de download. Uma video-chamada, por exemplo, funciona mesmo que a operadora tenha apenas uma rede 3G sem o HSDPA instalado.
Há várias versões do HSDPA, cada uma com uma velocidade máxima teórica diferente. Enquanto o 3G puro (UMTS) oferece apenas 384kbps de velocidade máxima de download teórica, o HSDPA pode oferecer (dependendo da versão instalada na rede da operadora): 1,8Mbps, 3,6Mbps, 7,2Mbps ou 14,4Mbps. Portanto, para que haja a tal banda larga 3G que virou moda no país, é preciso que a rede suporte não apenas 3G, mas também HSDPA.
Não tenho dados exatos, mas pelo que eu saiba, todas as operadoras nacionais usam a versão de 3,6Mbps do HSDPA, exceto a TIM, que tem uma rede HSDPA de 7,2Mbps.
Há de se notar que o HSDPA somente dá um gás na velocidade no recebimento de dados numa rede 3G[bb]. O envio continua sendo a 384Kbps. Porém, as operadoras já têm instalado o HSUPA, que é a atualização do 3G que aumenta a velocidade de envio de dados numa rede 3G, melhorando assim a experiência de se ter realmente uma banda larga sem-fio.

0 comentários: