terça-feira, 16 de março de 2010

LinkedIn - 5 dicas para melhorar sua visibilidade na rede social

(http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/03/02/linkedin-5-dicas-para-melhorar-sua-visibilidade-na-rede-social)
Por CIO/EUA
Publicada em 02 de março de 2010 às 07h00
Atualizada em 03 de março de 2010 às 09h50
Passos simples tornarão sua presença mais ativa na rede preferida dos profissionais e poderão render bons negócios e oportunidades de trabalho.
Com mais de 60 milhões de usuários em mais de 200 países, o LinkedIn é uma rede social profissional por definição. Em 2009, o site cresceu bastante, especialmente fora dos EUA. Segundo o CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, metade dos membros é de não-americanos.
Eis uma seleção de cinco dicas rápidas que poderão ajudá-lo a elevar seu perfil e sua experiência de uso a um nível mais alto.



1:: Como aumentar sua presença com Network Updates
Um recurso do LinkedIn esquecido mas valioso é o Network Updates. A caixa Network Updates - localizada na página inicial, abaixo das atualizações da caixa de entrada - é a área que você pode usar como seu "outdoor profissional", usando 140 caracteres ou menos.
Quer permanecer na lembrança de seus contatos do LinkedIn? Essa ferramenta, quando usada efetivamente, o ajudará a conquistar isso. "Se você não atualiza seu status, torna-se invisível para suas contatos", diz Eve Mayer Orsburn, CEO da Social Media Delivered, uma consultoria em redes sociais.
"Atualizar o status uma vez ao dia lhe dará a oportunidade de dar seu recado, anunciar algo especial ou comentar um acontecimento; assim, você estará na lembrança de seus contatos", diz ela.

Lembre-se, no entanto, que o status do LinkedIn não deve ser usado da mesma forma que no Twitter. "As atualizações do LinkedIn devem sempre ser profissionais, enquanto as do Twitter podem ser tanto pessoais como profissionais", lembra Eve.

Você tem a opção de compartilhar tweets com o LinkedIn, incluindo na mensagem do Twitter a hashtag #in u #li. O uso dessas tags no Twitter fará com que a mensagem seja compartilhada com o LinkedIn.

2:: Como monitorar quem viu meu perfil
Localizado na parte inferior da página principal, bem na coluna direita, há uma caixa "Who's Viewed My Profile" (quem viu meu perfil). Ela fornece duas estatísticas: quantas vezes seu perfil foi visto nos últimos sete dias, e quantas vezes você apareceu nos resultados de busca nos últimos sete dias.
Esses números são uma boa maneira de se informar sobre como e por que as pessoas vieram checar seu perfil no LinkedIn. Se quiser descrições mais detalhadas, uma opção será se tornar um assinante pago do LinkedIn.

3:: Vale a pena fazer o upgrade para uma conta paga?
O serviço de rede social LinkedIn é gratuito. Mas, se escolher migrar para uma conta paga, terá acesso a recursos adicionais. Não sabe o que você ganha ao pagar pela atualização? Eis quatro vantagens:

- Enviar mensagens diretamente, sem esperar por uma apresentação de um contato;

- Acessar o organizador de perfil, que lhe permitirá acompanhar perfis importantes em um espaço dedicado;

- Ver mais perfis quando fizer uma busca avançada (a conta gratuita limita esses resultados a 100);

- Acessar dados mais específicos sobre quem viu seu perfil.

4:: Como reorganizar as seções de seu perfil
O LinkedIn anunciou um novo recurso, criado para dar mais controle sobre como apresentar seu perfil. Agora, em vez de aderir ao formato padrão do LinkedIn, você pode organizar os itens de seu perfil (como sumário, experiência e recomendações) como quiser.
Isso lhe dará liberdade para destacar suas habilidades, experiência e outras conquistas que o colocarão em destaque em relação aos outros.

5:: Como integrar o LinkedIn com o Outlook
Um novo recurso beta do LinkedIn permite sincronizar o site de rede social com o Microsoft Outlook, dando mais transparência a seus contatos e fazendo com que sua rede cresça de forma mais fácil.
Para fazê-lo funcionar, você vai precisar do Outlook Social Connector, disponibilizado pela Microsoft. Ele funciona com as versões 2003, 2007 e 2010 do Outlook.
Depois de instalado, o Outlook mostrará uma pasta LinkedIn no Outlook. Você poderá mandar e-mails para seus contatos no LinkedIn digitando o nome da pessoa no campo Para. Também poderá ver, num painel, as atividades mais recentes do contato, as atualizações de status e e-mails.

(Kristin Burnham)

0 comentários: