Reinaldo Roveri, gerente de pesquisa e análise de mercado da IDC Brasil, respondeu algumas perguntas à InformationWeek Brasil sobre o tema computação em nuvem. Ele fala sobre prós e contras e dá dicas de quais aplicações testar em cloud.
InformationWeek Brasil - Por que
cloud computing?
Reinaldo Roveri - Vem do conceito de internet, com a tecnologia disponibilizada em lugares que existem fisicamente, mas você não consegue identificar por ser um emaranhado de protocolos padrões que permite que todo mundo converse na mesma linguagem.
IWB - O que é uma private cloud?
Roveri - Nuvem privada significa que os recursos não estão necessariamente vinculado à internet, mas a uma rede privada com acesso restrito, seguindo preceitos de alta disponibilidade, desvinculação das camadas de software e hardware e habilidade de oferecer aplicações como serviço.
IWB - Software como serviço e virtualização são cloud computing?
Roveri - São um dos componentes e fazem parte do conceito. Computação em nuvem é mais amplo que isto.
IWB - Quais são os prós da computação em nuvem?
Roveri - Aumento da flexibilidade na entrega da tecnologia, aumento da capacidade de gerenciamento da infra por parte das equipes de TI e melhor utilização da capacidade de processamento e armazenamento disponível.
IWB - Quais são os contras?
Roveri - O conceito ainda é novo no mercado, ainda existem dúvidas com relação à segurança e problemas de disponibilidade de rede ainda estão sendo trabalhados.
IWB - O que vale a pena testar em cloud computing neste momento?
Roveri - E-mail, pacote Office, CRM, BI, aplicações de front end e sistemas menos críticos.
Leia também:
Cloud começa a ganhar espaço nas empresas
0 comentários:
Postar um comentário