Blogueiros se unem em busca de receita
Criação de ?condomínios? de blogs ajuda na venda de publicidadeMarili Ribeiro
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No Brasil , não há perspectivas de negócios desse vulto ainda. Mas a organização em rede já ganha adeptos. O mineiro Wagner Fontoura, por exemplo, comanda há dois meses a rede NossaVia, que abriga 28 blogueiros escrevendo sobre variados temas. O carioca Bruno Alves está firme no propósito de juntar 50 especialistas no Blog Coaching, que tem a ambição de ser se firmar como uma rede de "blog de nicho", onde o internauta possa achar com quem conversar sobre o que lhe interessa. Já o paulista Edney Souza, que tem seu próprio blog desde 1997, formou, em fevereiro de 2007, a rede Interney, hoje com 21 blogueiros e lotada no portal iG.
A Interney já vem comercializando espaços de anúncios diretamente com anunciantes e também com agências de publicidade. "É importante ter em mente qual o perfil da rede a ser montada e reunir um time que comungue dos mesmos ideais", explica Souza. "A blogosfera é um grupo completamente heterogêneo, e as redes de blogs criam blocos homogêneos."
A tendência do agrupamento, na opinião do especialista em experiências do usuário da Microsoft, René de Paula Jr., remete ao velho drama dos canais de comunicação: a eterna necessidade de correr atrás de audiência. "A nova praga virtual é receber e-mails de blogueiros avisando que postaram alguma coisa afim de estimular visitação em seus sites", diz ele. "Os blogueiros estão percebendo as regras básicas de mercado. Em um condomínio que tenha 20 ou 30 pessoas escrevendo, há condições de atrair mais audiência. Com isso, há mais argumentos para se convencer os anunciantes."
Mesmo na Microsoft, os blogs cumprem um papel importante como ferramenta de trabalho entre os profissionais da casa. "Há mais de quatro mil blogueiros na empresa, porque através da conversa que ali se estabelece pode-se debater online e informalmente muitos assuntos do interesse cotidiano do escritório", diz Paula Jr.
O ambiente blogueiro chama também a atenção do universo empresarial e já rende novos negócios. "Desenvolvemos um serviço que monitora e gerencia a internet, avaliando o que blogueiros e redes sociais falam sobre as marcas de, pelo menos, 18 clientes", diz a sócia-diretora do Grupo Máquina de Comunicação Corporativa, Maristela Mafei.
Companhias como Telemar, C&A e AmBev, entre outras, segundo Maristela, estão atentas ao que se fala delas no espaço virtual. O Grupo Máquina monitora mais de 300 blogs. "Sempre que achamos necessário, abrimos uma discussão na blogosfera sobre temas essenciais às empresas clientes desse serviço", explica ela.
O crescimento desses fóruns de discussão faz com que a formação de redes sob uma mesma bandeira seja tendência, mesmo que ainda tenham um longo caminho comercial a perseguir no Brasil, na opinião de Carlos Merigo, analista de tendências da agência Fischer América e criador do blog Brainstorm #9, voltado ao meio publicitário. "Grandes portais, ao atraírem a turma dos blogs, sabem que vão acrescentar conteúdo produzido com um frescor diferente do que se faz em sites de notícias convencionais, além de agregar outro tipo de audiência para seu negócio", diz Merigo.
Wagner Fontoura, do NossaVia, acha mesmo que os conteúdos de blogs não substituirão os das redes tradicionais de notícias. "Na verdade, vão complementá-los e ambos coexistirão de forma independente", diz. "Há um novo tipo de audiência que busca interação com os fatos. E os blogs já nasceram sabendo fazer isso."
FRASES
Edney Souza
Rede Interney
"É importante ter em mente qual o perfil da rede a ser montada e reunir um time que comungue dos mesmos ideais"
Carlos Merigo
Fischer America
"Grandes portais, ao atraírem a turma dos blogs, sabem que vão acrescentar conteúdo produzido com um frescor diferente do que se faz em sites convencionais"
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