segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Entenda as diferenças entre os formatos de arquivos de vídeo

 Entre os tipos de formatos de vídeo, como AVI, RMVB e MKV, qual é o que garante melhor qualidade de imagem? E qual é o programa que converte o filme em DVD para esses formatos?
Ailton
Resposta: Um mesmo filme gravado no formato RMVB possui quase a metade do tamanho de um que seja gravado no formato AVI.
Se dermos dez como nota máxima para a qualidade do vídeo AVI, podemos atribuir 8,5 ou 9 para o vídeo no formato RMVB. Os arquivos AVI são compatíveis com praticamente todos os players (programas) do mercado. O formato RMVB é compatível com o Real Player e com outros programas que tenham codecs, ou extensões, que entendam o seu formato. Um exemplo é o Media Player Classic (superdownloads.uol.com.br/download/79/real-alternative).


 Converter video em DVD

Duas sugestões são o Free Easy CD DVD Burner (migre.me/g2XN) e o Free Movies to DVD (migre.me/g2Xv). 

O formato MKV é, de uma forma simplificada, uma variação do formato AVI. Ele possui mais recursos para a edição de vídeos e é menor do que o AVI.
Ele pode ser executado no Windows Media Player mais recente ou em outros players que tenham codecs para ele, como o SMPlayer, disponível em www.baixaki.com.br/download/smplayer.htm.
A vantagem do AVI sobre os dois outros formatos é que ele pode ser gravado diretamente em um DVD como um arquivo e ser exibido na maioria dos tocadores de mesa do mercado, o que já não ocorre com os outros formatos. Se for para ver no PC, os formatos RMVB e MKV economizarão muito espaço para o leitor. Se quiser ver os vídeos em DVD, o formato AVI será mais prático.
Existem muitos programas que fazem a extração do filme gravado em um DVD para formatos digitais como esses. Em www.riverpast.com/en/support/tutorials/convert/vob/mkv.php, o leitor encontrará programas que transformam os arquivos VOB, contidos nos DVDs, para os formatos citados.


Colaboração: José Antônio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

0 comentários: