sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como melhorar o desempenho de um PC com Windows, qualquer Windows

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/11/26/como-melhorar-o-desempenho-de-um-pc-com-windows-qualquer-windows)
Redação da PC World
26/11/2009
Elimine processos desnecessários e resquícios de programas já desinstalados, e gerencie o que é carregado no boot do PC.
melhore-windows-150.jpgQualquer versão do Windows que se use, seja ela o XP, Vista ou o novíssimo Windows 7, saiba que sempre se pode fazer algo em benefício da melhora do desempenho e da eficiência do sistema.
Se não há condições de fazer atualizações no hardware - com adição de um novo processador, mais memória ou um disco rígido mais veloz - ou mesmo depois ja ter dado uma turbinda na parte física do sistema, desativar ferramentas desnecessárias e desabilitar programas indesejados durante a inicialização pode melhorar muito a performance geral de um PC com Windows.
Atenção leitor: antes de executar qualquer programa em seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.
Leia também:> Como fazer o PC dar boot mais rapidamente
> Quatro coisas que podem deixar sua conexão de rede mais rápida> Remova o arquivo de hibernação do seu PC
> Como identificar e eliminar os causadores de lentidão no computador
> Backup para Windows a la Time Machine
Corte os excessos
O sistema operacional da Microsoft é carregado de efeitos que, para funcionar, usam muitos recursos do hardware, sem que estes tragam benefícios reais para o usuário. Caso o usário decida desativar alguns desses (d)efeitos, o Windows irá utilizar os recursos liberados para a realização de outras coisas, tais como os aplicativos utilizados por você.
No Windows XP abra o Painel de Controle, Sistema e clique na aba Avançado. Clique em Configurações (Desempenho) e selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
Saiba que fazer alterações nesse quesito fará alguns efeitos sumirem, como as sombras que ficam sob os menus. Se você acha que pode sobreviver sem tais firulas do sistema operacional, saiba que resultado disso é um computador mais rápido.
ajustar.jpg
Ajuste as opções de desempenho para melhorar a performance de seu sistema
Já no Vista comece desabilitando a barra lateral, onde ficam os widgets e que usa muitos recursos de hardware, embora o usuário nem sempre saiba disso. Sem contar que, tanto no Vista como no Windows 7, desabilitar a funcionalidade Aero irá liberar uma parcela significativa da memória do seu PC. O resultado disso é uma melhora sensível no poder de processamento.
Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Personalizar. No Vista clique em Aparência e Cor da Janela, e desmarque a opção Habilitar Transparência. No Windows 7, selecione o tema Windows 7 Basic.
Desative aplicativos
Quem tem instalados no PC uma grande quantidade de programas e aplicativos precisa checar se nenhum deles está consumindo recursos demais a ponto de prejudicar o funcionamento geral do computador e, consequentemente, deixando-o excessivamente lento.
A situação fica ainda mais complicada se determinados programas estão configurados para serem carregados quando o Windows é carregado, deixando o boot mais lento. Acha isso pouco? Pois ainda há mais: muitos desses programas continuam em execução, ocupando espaço na memória, mesmo que o usuário não se dê conta ou os utilize.
No Windows 7 ou no Vista, clique em Iniciar e digite msconfig, no campo para pesquisa de arquivos e programas, e dê Enter. Na janela de configuração do sistema, selecione a aba Inicializar. Na coluna de comando, procure pelos programas que não quer que sejam iniciados durante o boot.
Caso tenha dúvidas sobre o que determinado aplicativo faz, faça uma busca na web com seu navegador predileto para descobrir a importância dele e o impacto que sua desativação ou retardo na carga pode acarretar.
Desmarque todos os programas que desejar, por exemplo, se tiver o iTunes e QuickTime instalados procure pelos arquivos: iTunesHelper.exe e QTTask.exe. Quando terminar, clique em OK.
Além dos programas que rodam na inicialização, você também pode encontrar serviços que alteram o desempenho do seu computador; a Microsoft recomenda que também se faça ajuste neles, no caso para quem tem o Windows 7.
Clique em Iniciar, digite services.msc, no campo de buscas, e dê Enter. A janela de serviços irá abrir, com uma lista de opções e executáveis que é mais confusa do que a janela de Inicialização.
Para identificar quais serviços desativar (e quais deixar ativos), verifique na página do Black Viper uma lista com todos os serviços do Windows 7 (e de todas as edições), que você deve modificar e que parâmetros devem ser ajustados.
win-services-350.jpg
Tela de serviços do Windows 7
Você deve se preocupar apenas com a listagem Tipo de Inicialização que aparecerá na tela em seguida. Substituindo entre os modos Automático, Manual e Desabilitado, dependendo das recomendações do Black Viper,você conseguirá controlar exatamente quais serviços devem ser inicializados durante o processo de boot do Windows e durante o uso comum do sistema operacional.
Mantenha o desempenho em alta
Se quiser manter seu sistema mais rápido, limpe também a pasta de arquivos temporários, geralmente localizada no diretório C:\Windows. Faça isso sempre que iniciar seu sistema.
E não utilize a ferramenta de desinstalação do Windows 7 ou a opção desinstalar de um programa para remover um aplicativo de seu drive. Em vez disso, use o utilitário gratuito Revo Uninstaller. Este ótimo aplicativo remove programas usando a rotina padrão de desinstalação, mas também vai além ao escanear seu sistema e Registro para limpar todos os traços deixados pelo programa no disco rígido.

0 comentários: