sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fotografe melhor com ajuda da internet

Fotografe melhor com ajuda da internet EXPERIMENTE >> Sites orientam sobre compra de câmera, dão dicas sobre suas funções e ensinam truques de edição de imagens
DA REPORTAGEM LOCAL
Com uma câmera digital você tem a possibilidade de fazer centenas de fotografias em uma única ocasião. Mas você já pensou em ir além?
O espaço cada vez maior dos cartões de memórias e a possibilidade de errar quantas vezes forem necessárias até conseguir a foto perfeita, sem ter que gastar dinheiro com compra e revelação de filmes, transforma qualquer pessoa que gosta de capturar imagens em um potencial fotógrafo. E a internet ajuda quem quer trilhar esse caminho que envolve estudo, experimentação e raciocínio.
"Depois que o Google foi inventado, não tem mais muita desculpa para não praticar um "faça você mesmo" e aprender os limites e as vantagens de câmeras e acessórios", afirma o fotógrafo Daigo Oliva.
Um dos endereços mais completos para quem quer aprender fotografia é o Digital Photography School (digital-photography-school.com). O site se propõe a ajudar os usuários a tirarem o melhor proveito de seus equipamentos.
"Não há aulas, professores e provas -ao contrário, pois trata-se de um ambiente de aprendizado em que eu penso alto sobre o que sei e, no nosso fórum, compartilhamos o que estamos aprendendo", diz o criador do site, Darren Rowse.
O site, escrito em inglês, é dividido em três partes. A primeira, Photography Tips & Tutorials, reúne dicas que vão desde como segurar corretamente seu equipamento até que ISO escolher. Em Cameras & Equipment, você encontra informações sobre como escolher uma câmera DSLR ou uma point and shoot e confere quais são os modelos preferidos dos fotógrafos. Em Post Production, você aprende a deixar uma foto digital semelhante a uma feita com máquinas Lomo e a mexer no Photoshop.
O Photojojo (photojojo.com) "vasculha a internet, rasga páginas de revistas e fuça os armários dos amigos para encontrar as melhores dicas de fotografia, arte e projetos DIY (faça você mesmo)". É possível encontrar textos sobre como transformar suas fotos do dia a dia em um calendário, como sair do lugar comum na hora de fotografar casamentos e como fazer vertoramas, que são fotos semelhantes às panorâmicas, mas na vertical.
O Photocritic (photocritic.org) conta com artigos que ensinam a montar sua primeira exposição, colorir a mão suas fotografias, começar a capturar imagens na rua e até como recuperar fotos apagadas de seu cartão de memória.
O Photography Tips (www.photographytips.com) é bastante organizado. Você encontra dicas divididas por assuntos, que vão de fotografias de paisagem a esportes, passando por imagens embaixo d'água.
Se não domina o inglês, use tradutores como o Tradutor (translate.google.com).
Em português, você encontra informações, por exemplo, no site da Kodak (bit.ly/cursofoto), que conta com um curso de fotografia que ensina sobre tipos e recursos de câmeras. No Digiforum (bit.ly/topicosdigiforum), você tem acesso aos mais variados tópicos de discussão sobre o tema. (DANIELA ARRAIS)

0 comentários: