segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Com solução simples, VMware mira PME



por Vitor Cavalcanti | IT Web
14/01/2010

Companhia de virtualização lança software que permite pequenas empresas virtualizarem máquinas em três passos


O universo de pequenas e médias empresas (PME) atrai cada vez mais a atenção dos players de tecnologia. A VMware, por exemplo, acaba de trazer ao mercado uma solução gratuita e desenhada especificamente para este segmento. Trata-se de um software que, em apenas três passos, permite que uma firma virtualize os servidores.

De acordo com Arlindo Maluli, Solution Architect da VMware para América Latina, a companhia havia verificado a necessidade de algo voltado para PME após uma pesquisa encomendada que revelou que essas empresas tinham dificuldades para alocar investimento em TI e desconfiavam também da eficácia da virtualização.
"O VMware GO (como é chamado o novo produto) é um facilitador da configuração. A pessoa de TI entra no site, segue as instruções e virtualiza as máquinas", ensina. Maluli explicou que o ESXi, a base para que a virtualização aconteça, já é gratuito há algum tempo, mas vinha acompanhado de pacotes que demandavam investimentos, como o Enterprise, que agrega diversas outras ferramentas.
O VMware Go vem praticamente com a ferramenta de virtualização, ele traz um gerenciador, mas centralizado, nada muito avançado como o Vcenter que faz o gerenciamento em pool ao criar clusters de máquinas físicas. "Ele é um hypervisor instalado para habilitar a virtualização", resume Maluli ao falar sobre a nova oferta.
Como a companhia está em fechamento de trimestre, perspectivas de mercado e detalhes sobre a estratégia envolvendo o produto não puderam ser compartilhadas, mas a ideia, pelo menos é o que se presume ao avaliar outras ofertas gratuitas no mercado, é que, ao utilizar o serviço sem custo, o cliente poderá procurar a fornecedora para agregar funcionalidades, montando, assim, um pacote que gerará receita futura.
Em comunicado enviado à imprensa, a companhia afirma que o VMware Go já foi instalado em mais de três mil máquinas virtuais de teste em versão beta.
Confira os passos para virtualização com a nova ferramenta:
1. Setup inicial do servidor com ESXi
- Interface web-browser e guias que aceleram a instalação e o processo de setup
- Compatibilidade de hardware automatiza o processo de seleção dos ambientes de servidores físicos
2. Criação da máquina virtual
- Alavanca a configuração do servidor físico existente, instala uma aplicação virtual pré-existente ou começa com uma nova máquina virtual de limpeza.
3. Gerenciamento dos servidores e máquinas virtuais por meio do ESXi
- Interface centralizada de gerenciamento facilita a mudança para o ambiente virtual.
- Monitora máquinas virtuais para performance básica e utilização de recursos.
- Scaneamento e atualização de máquinas virtuais por meio de um console central.
Reações:

0 comentários: