sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vmware e Novell

Novell e VMware colaboram para virtualização com Linux

por [Charles Babcock/InformationWeek EUA]


A companhia de software e serviços de código aberto adicionou suporte à Virtual Machine Interface da VMware para o kernel SUSE Linux

A VMware vai colaborar com a Novell para melhorar o desempenho do Linux em ambientes virtuais. A Novell adiciou suporte à Virtual Machine Interface (VMI) da VMware ao kernel SUSE Linux.

A VMI é uma camada de software de comunicação que estabelece contato entre o Linux, rodando como sistema operacional hóspede (em uma única máquina virtual), e o hipervisor ESX, da VMware, no servidor.

Ter suporte ao VMI no kernel Linux permite que ele rode sua máquina virtual de modo "paravirtualizado"; isto é, pode tirar vantagem das tecnologias de virtualização embutidas nos chips mais recentes da AMD e da Intel. Em muitos casos usar uma abordagem de paravirtualização acelera o desempenho das máquinas virtuais com uma comunicação mais direta entre as máquinas virtuais e o hardware com ohipervisor.

A VMI não requer mudanças drásticas no kernel do Linux para conseguir a desempenho pararvirtualizado. Pelo menos em teoria, a VMware diz que sua interface poderia ser usada por hipervisores de outras marcas para acelerar máquinas virtuais rodando Linux.

Roger Levy, vice-presidente sênior e gerente geral da Open Plataform Solucionts da Novell, afirma que a colaboração com a VMware vai ajudar os usuários de SUSE Linux a rodar o sistema operacional de código aberto "com ótimo desempenho em ambientes físicos ou virtuais".

O vice-presidente de alianças da VMware, Parag Patel, diz que a melhoria de desempenho para máquinas virtuais com Linux está disponível para clientes que usam SUSE Linux Enterprise 10 com Service Pack 2.

0 comentários: