Atualização do antivírus da Trend Micro causa problemas em PCs
(http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/09/09/atualizacao-do-antivirus-da-trend-micro-causa-problemas-em-pcs)
Por Computerworld/EUA
Publicada em 09 de setembro de 2008 às 11h34
Atualizada em 09 de setembro de 2008 às 13h17
Framingham - Antivírus com defeito colocou em quarentena arquivos importantes do Windows, impedindo até a inicialização de PCs com Vista ou XP.
Uma atualização de antivírus emitida pela Trend Micro Inc. na sexta-feira (05/09) casou erro em PCs com Windows XP e Vista quando eles classificaram erroneamente vários arquivos de sistema críticos para malwares e bloquearam o acesso para esses arquivos.
Alguns usuários ainda tentaram retomar o controle de seus PCs, de acordo com um e-mail enviado à Computerworld dos Estados Unidos.
> Acesso intenso suspende download do AVG 8.0
Duas atualizações assinadas que a Trend Micro lançou na sexta-feira para seu mais popular software de segurança para o consumidor identificaram incorretamente até oito diferentes arquivos do Windows como cavalos-de-tróia, e então os colocaram em quarentena. As atualizações foram lançadas aos usuários do AntiVirus plus AntiSpyware 2008, Internet Security 2008 e do Internet Security Pro 2008.
Em alguns casos, o isolamento dos arquivos impediu que o PC fosse inicializado.
A Trend reconheceu o problema, mas disse que o pacote de atualizações ficou disponível por pouco tempo. “Por um breve período de tempo, alguns consumidores da Europa foram afetados por um update com alerta falso que deixou na quarentena alguns componentes do Windows”, disse a porta-voz da empresa Andrea Mueller.
Quando perceberam que as atualizações estavam sinalizando arquivos inofensivos, a Trend Micro emitiu um update substituto. No entanto, isso foi muito tarde para alguns usuários, que relataram ter passado horas tentando consertar a falha ou falando com o suporte técnico da Trend pelo telefone.
A empresa publicou um documento de suporte aos usuários atingidos, que inclui instruções passo-a-passo para aqueles que não conseguem iniciar seus PCs ou os que têm arquivos do sistema em quarentena.
Esta não é a primeira vez que a Trend Micro oferece uma atualização incorreta a seus clientes. Em abril de 2005, a companhia emitiu uma definição de arquivo de bug que bloqueava máquinas com XP, a maioria para usuários japoneses.
No ano passado, um antivírus lançado pela Symantec bloqueou arquivos do Windows com extensão .dll de milhares de usuários chineses, também os impedindo de iniciar seus computadores.
Alguns usuários ainda tentaram retomar o controle de seus PCs, de acordo com um e-mail enviado à Computerworld dos Estados Unidos.
> Acesso intenso suspende download do AVG 8.0
Duas atualizações assinadas que a Trend Micro lançou na sexta-feira para seu mais popular software de segurança para o consumidor identificaram incorretamente até oito diferentes arquivos do Windows como cavalos-de-tróia, e então os colocaram em quarentena. As atualizações foram lançadas aos usuários do AntiVirus plus AntiSpyware 2008, Internet Security 2008 e do Internet Security Pro 2008.
Em alguns casos, o isolamento dos arquivos impediu que o PC fosse inicializado.
A Trend reconheceu o problema, mas disse que o pacote de atualizações ficou disponível por pouco tempo. “Por um breve período de tempo, alguns consumidores da Europa foram afetados por um update com alerta falso que deixou na quarentena alguns componentes do Windows”, disse a porta-voz da empresa Andrea Mueller.
Quando perceberam que as atualizações estavam sinalizando arquivos inofensivos, a Trend Micro emitiu um update substituto. No entanto, isso foi muito tarde para alguns usuários, que relataram ter passado horas tentando consertar a falha ou falando com o suporte técnico da Trend pelo telefone.
A empresa publicou um documento de suporte aos usuários atingidos, que inclui instruções passo-a-passo para aqueles que não conseguem iniciar seus PCs ou os que têm arquivos do sistema em quarentena.
Esta não é a primeira vez que a Trend Micro oferece uma atualização incorreta a seus clientes. Em abril de 2005, a companhia emitiu uma definição de arquivo de bug que bloqueava máquinas com XP, a maioria para usuários japoneses.
No ano passado, um antivírus lançado pela Symantec bloqueou arquivos do Windows com extensão .dll de milhares de usuários chineses, também os impedindo de iniciar seus computadores.
Gregg Keizer, editor da Computerworld, dos EUA
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