domingo, 15 de agosto de 2010

Dê superpoderes ao seu notebook


(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/07/30/de-superpoderes-ao-seu-notebook)
PC World/ EUA
30/07/2010
14 dicas para melhorar o desempenho e adicionar novos recursos a notebooks mais antigos
Seu notebook está mais pra lá do que cá? Independente do laptop ter alguns anos ou ser novo em folha, alguns upgrades no hardware e ajustes nos softwares podem adicionar novos recursos ou melhorar o desempenho da máquina. Aqui vão algumas dicas para dar superpoderes ao seu notebook.
Controle seu notebook com a cabeça
Quando foi a última vez que a webcam do laptop foi usada?  Ao invés de deixá-la encostada e sem uso, experimente alguns softwares que a transformam em um dispositivo de controle. Apesar desses aplicativos serem originalmente dirigidos a pessoas com deficiências físicas, qualquer um pode usar os programas para assumir o controle da máquina, sem usar as mãos.
Por exemplo, a ferramenta Camspace do Windows tem como alvo os gamers, mas é possível configurá-la para qualquer aplicação. Ela identifica objetos vistos pela webcam e usa os movimentos do usuário para controlar o mouse e o teclado. Já o Eyetwig, utilitário disponível para Windows e Mac OS X, interpreta movimentos com a cabeça e os transforma em comandos para o mouse, permitindo apontar e clicar sem tocar em nada.
Habilite gestos de mouse para dar comandos rapidamente
Em alguns notebooks é possível usar gestos multitoque para dar comandos ou abrir programas. Entretanto, é possível usar esses movimentos com qualquer touchpad ou mouse. Basta instalar o Strokelt e designar movimentos específicos do mouse para ativar os comandos desejados. Por exemplo, ao segurar o botão direito e arrastar o mouse em forma de “Z” o Firefox retorna à página anterior.
Streaming de música pela nuvem
Não é preciso se preocupar em sincronizar manualmente as músicas entre seu PC desktop e o laptop. Ao invés disso, mande-as para a web e acesse-as via streaming. O MP3tunes é feito para isso; assim como muitos serviços, ele permite enviar suas músicas para a web ouví-las via streaming no desktop, no netbook, no smartphone ou em quase qualquer outro aparelho conectado à web.
Compartilhe seu serviço de Internet móvel
Redes Wi-Fi e modems USB podem conectar os usuários à internet em qualquer lugar, mas e se você precisar conectar dois computadores à rede? O utilitário Internet Connection Sharing do próprio Windows possibilita a criação de uma pequena rede privada que compartilha a conexão à Internet via Wi-Fi. Caso o usuário não tenha um modem disponível, pode usar um smartphone e o software PdaNet, que possibilita o "tethering", ou seja, o compartilhamento da conexão 3G do smartphone com outros aparelhos.
Apesar da ferramenta ICS do Windows funcionar, configurá-la pode ser uma dor de cabeça, e ela não permite compartilhar a rede Wi-Fi com outros  dispositivos. Em um hotel, por exemplo, é possível utilizar o Wi-Fi para conectar um notebook, mas não é possível compartilhar essa rede com um iPad. O Connectify é um programinha de configuração simples que permite compartilhar uma conexão Wi-Fi criando uma segunda rede para seus outros aparelhos.
Aumente o espaço em disco com servidores de arquivos online
Independente do tamanho do HD do notebook, é possível torná-lo infinito com o armazenamento online. As opções são inúmeras, como o Dropbox, Ubuntu One para os fãs do Linux e iDisk para os usuários de Mac, que fornecem um espaço fixo por uma quantia mensal. Para mais espaço sem limites, uma opção é o Jungle Disk: a mensalidade é flexível, e o usuário só paga por aquilo que realmente usar.
Abra um portal de arquivos para outro computador
O Dropbox sincroniza arquivos entre computadores diferentes, mas uma das funções mais incríveis ajuda a conectar as pessoas. Suponha que o usuário tenha tirado algumas fotos enquanto a família estava de férias. Caso o laptop esteja na viagem também, é possível enviar essas imagens a partir de um espaço compartilhado no Dropbox para um parente ou amigo em qualquer lugar. Simplesmente copie as novas imagens para a pasta compartilhada, e elas aparecerão no PC ou Mac da outra pessoa.
Atualize drivers e softwares para melhorar o desempenho e ganhar novos recursos
Atualizações de drivers e software aumentam o desempenho e geralmente adicionam novas ferramentas ao seu computador. Pelo menos o Windows deve estar atualizado; para fazer isso clique no menu Iniciar e digite "Windows Update" (sem as aspas) no campo de texto para acessar o Painel de Controle do Windows Update. 
Além disso, uma ferramenta como o PC Updater pode rastrear todos os arquivos precisam de atualização. Esse utilitário baixa as atualizações, tanto de drivers como de aplicativos, diretamente dos desenvolvedores, então fique tranquilo.
Dê uma turbinada no desempenho com RAM mais rápida
A memória RAM é essencial para que seu notebook rode os aplicativos sem engasgar, especialmente com muitos deles abertos ao mesmo tempo. Mas RAM em excesso não é um bom investimento - e pode reduzir a autonomia da bateria - e usar memória RAM mais rápida e de baixa latência pode produzir resultados melhores do que simplesmente utilizar o montante máximo absoluto. O ganho de performance geralmente é pequeno e esse é um upgrade para os fanáticos. De qualquer forma, é possível obter alguns frames por segundo a mais em jogos ou outras tarefas mais complexas.
A maioria dos revendedores de memória RAM já indica o modelo correto se você informar a marca e modelo de seu notebook, mas se o usuário tiver dúvidas um utilitário como o Crucial’s RAM Scanner pode identificar o que é necessário. Com essa informação, fica mais fácil comprar RAM compatível com a menor latência possível. A pontuação indicada representa o tempo que a memória leva para entregar os dados requisitados, comumente mensurado em ciclos do processador (clock cycles). Um número baixo significa menos tempo.
Troque o disco rígido por um SSD
Discos de estado sólido (SSD) superam os discos rígidos de muitas formas. A começar por serem mais leves, e por não ter partes móveis (salvam os dados em memória flash) são mais rápidos e mais confiáveis. Como não tem motores, consomem menos energia, o que aumenta a autonomia da bateria. Apesar de serem mais caros e terem menos espaço que HDs na mesma categoria, esses drives são melhores do que os discos rígidos em quase todos os aspectos.
Troque o disco rígido de fábrica por um maior
Muitos laptops vêm de fábrica com um disco rígido pequeno. Um HD de 60GB é um insulto, e mesmo um de 120G pode ficar abarrotado se alguém guardar um monte de músicas e vídeos. Ultrapasse essas barreiras e troque o disco por um modelo com capacidade de armazenamento maior; um HD SATA de 500GB (interno ou externo) não é muito caro, e vai dar muito mais espaço para seus arquivos e o sistema operacional. É possível ainda dividir o HD em partições para facilitar a organização dos arquivos ou mesmo instalar um S.O. alternativo.
Consulte o manual de seu computador ou entre em contato com o fabricante para saber mais sobre o processo de upgrade. Na maioria dos casos basta abrir uma tampa na parte inferior do notebook ou remover o teclado para trocar o HD pelo novo. Para transferir os dados do disco antigo para o novo HD, uma alternativa é usar um cabo de transferência SATA/USB.
Use um processador melhor para aumentar a velocidade de tudo
Uma nova CPU ou GPU (processador gráfico) pode deixar um laptop antigo mais rápido. Como resultado desse upgrade o notebook pode ser mais veloz do que um PC novo – mas atente que esse processo tem ressalvas tão grandes quanto os ganhos de desempenho. 
São raras as máquinas que permitem esse upgrade e o processo de instalação é complexo, geralmente exigindo a desmontagem completa do notebook. E mesmo que a máquina suporte o upgrade, encontrar as peças certas pode ser difícil. Mas se o usuário ainda assim estiver disposto, há guias na internet que explicam todo o processo, que varia de acordo com cada modelo de notebook.
Adicione uma interface que falta
O conceito de um canivete suíço não é usar todas as ferramentas em um dia ao mesmo tempo, mas ter o recurso certo para momentos inesperados. Isso se aplica também às interfaces de seu notebook. Uma grande variedade de conexões é a peça central de um sistema versátil. É possível adicionar qualquer interface que falta, como Gigabit Ethernet, Bluetooth 2.1, eSATA, 802.11n Wi-Fi, or USB 3.0.
A melhor forma de fazer isso é usar cartão ExpressCard, interface rápida o suficiente para a maioria dos upgrades. Em alguns casos, como Wi-Fi e Bluetooth, é possível instalar um módulo interno no notebook; contate o fabricante para ver como isso funciona em cada modelo. Para interfaces que rodam em velovidades menores, incluindo o Bluetooth, 3G e Wi-Fi 802.11b ou g, é possível plugar um adaptador externo em uma entrada USB.  Belkin e Linksys são só duas das empresas que oferecem adaptadores nesta área.
Conecte um monitor adicional
Precisa conectar o laptop ou netbook a um ou mais displays externos? Caso não haja uma porta integrada, ou se o usuário deseja adicionar telas múltiplas, use um adaptador USB. A NewerTech tem uma boa opção que suporta alta resolução. Como o adaptador é conectado via USB 2.0 o desempenho é reduzido (não espere executar aplicações 3D ou jogos no segundo monitor), mas para tarefas do dia-a-dia o processo funciona bem, seja usando apenas um monitor extra ou até seis deles, usando múltiplos adaptadores.
Faça a bateria durar mais tempo
Cuidar da bateria do laptop pode fazê-la durar por alguns anos. Mas caso queira fazer um upgrade para aumentar a vida útil ou se a bateria não está mais segurando carga suficiente, uma bateria compatível pode ser uma opção mais poderosa que um modelo original da fábrica.
Independente do local que seja comprada, certifique-se em comprar uma nova. Como as baterias degradam ao passar do tempo e de acordo com o uso, uma bateria velha ou já usada não vai funcionar tão bem. Encontre uma bateria que seja compatível com seu notebook e compare-a com a original; procure por uma com o índice de mAh (miliamperes/hora) ou Wh (watt/hora) maior do que a original para ter uma autonomia maior.

0 comentários: