domingo, 15 de agosto de 2010

Dia da informatica, tá incompleto, mas o que interessa é lembrar a data! :P

Hoje é dia da Informática

por Rogerio Jovaneli

computador-teclado
Hoje, 15 de agosto, é comemorado o dia da informática, pois foi neste mesmo dia, só que em 1946, que surgiu o Eniac, primeiro computador eletrônico. Aproveitando a data, reunimos, a seguir, alguns episódios da história dos computadores pessoais. Confira.
1 – Mainframes
Mainframe_wiki
Computadores enormes, trancados em salas refrigeradas e muitos caros, restritos a poucos, em geral grandes empresas e bancos. Esses eram os mainframes, sucesso na década de 70.
2 – Apple II
Apple-II
Ainda nos anos 70, mais precisamente em 1977, surgia o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II, com direito a teclado integrado e recurso capaz de gerar gráficos coloridos. Parte da linguagem de programação dele havia sido feita pela Microsoft, uma variação do Basic para o Apple II.
3 – IBM PC
IBM-PC
Gigante no mercado de computadores de grande porte (ainda hoje é assim), a IBM queria entrar no mercado da microinformática. Isso ocorreu em 1980, ano em que a Big Blue juntou vários engenheiros para desenvolver um novo produto, o IBM PC. Na época, um sucesso. A brincadeira começava a ficar séria.
4 – Parceria IBM-Microsoft
bill-gates
O IBM PC necessitava de um sistema operacional. A Microsoft dizia ter um, mas, na verdade, não tinham nada pronto. Após fechar contrato de licenciamento do DOS para a IBM, Bill Gates e seu parceiro, o programador Paul Allen, foram atrás da nanica Seatlle Computer e da sua joia, o QDOS. Adquiriram o sistema por irrisórios US$ 50 mil. A Microsoft então adaptou-o e criou o PC-DOS. O contrato com a IBM previa um royalty, entre 10 e 50 dólares por máquina vendida, mais um pequeno pagamento inicial. Só que o sistema continuava sobre propriedade da Microsoft, que podia distribuir versões modificadas (MS-DOS). Baita negócio para Bill Gates. O restante da história todo mundo sabe…
5 – Macintosh
Macintosh
Disposta a manter-se na liderança do mercado de microinformática, a Apple se viu obrigada a criar um produto novo e de fácil operação para o usuário. Em 1979, Jef Raskin, considerado especialista em interfaces homem-máquina, criou as bases do projeto Macintosh. Steve Jobs se interessou e, em janeiro de 1981, tomou a direção do projeto, finalizado com sucesso no início de 1984, deixando a IBM para trás.
6 – Microsoft e a popularização do Windows
Microsoft-wiki
Para enfrentar o Mac OS (na época chamado de System 1.0), a Microsoft criou o Windows 1.0, em 1985. Mas foram os seus sucessores, da década de 1990, que fizeram sucesso. A Microsoft, que usufruía de enorme expansão no mercado de PCs, criou duas linhas de sistemas operacionais: uma derivada do Windows 1.0 e do DOS e outra de sistemas operacionais totalmente gráficos e orientados a servidores. O Windows XP, chegou em 2001, unificando as linhas e seu sucessor, o Windows Vista, modificou completamente a interface gráfica. Hoje, a Microsoft trabalha no Windows Server 2008 (para servidores) e no Windows 7, sucessor do Windows Vista, que foi lançado em outubro de 2009.
Reações:

0 comentários: