segunda-feira, 9 de agosto de 2010

como criar sua própria nuvem em Linux

Especial:

por Serdar Yegulap | InformationWeek EUA
30/07/2010

Ubuntu te permite criar sua própria infraestrutura de cloud Eucalyptus em servidores comodatos e oferece interface compatível com o EC2

Tradicionalmente, se você quer usar "a nuvem", precisa usar um serviço terceirizado - seja o EC2, da Amazon, a nuvem do Google ou algum outro. A Canonical, por meio da nova versão do Ubuntu Server, se prepara para mudar isso. Em vez de usar uma nuvem terceirizada, é possível construir sua própria cloud - criar seu próprio ambiente de computação elástica, rodar seus aplicativos e, até mesmo, conectar-se ao EC2 ou migrar para ela caso seja necessário.  
O Ubuntu Enterprise Cloud (UEC) permite que o usuário crie sua própria infraestrutura de cloud computing com nada além de qualquer hardware de comodato que já esteja rodando o Ubuntu Server. É uma implementação da arquitetura de nuvem Eucalyptus, compatível em interface com o sistema da Amazon; mas nuvem, em teoria, suporta interfaces de diferentes fornecedores. Como os APIs e sistemas de cloud da Amazon são amplamente utilizados e familiares entre a maioria das pessoas que já trabalhou com nuvem, faz sentido oferecer, em princípio, o que os usuários já conhecem.
Uma configuração UEC consiste em um computador front-end - um "controlador" - e um ou mais sistemas de "nódulos". Os nódulos usam tecnologia de virtualização KVM ou Xen, a escolha é sua, para rodar uma ou mais imagens de sistema. Xen é a tecnologia de virtualização original e KVM uma opção mais recente, mas isso não significa que uma esteja sendo depreciada em favor da outra. Se você for um desenvolvedor de qualquer um dos dois ambientes, ou se simplesmente tem mais proficiência em KVM em vez de Xen (ou vice-versa), suas habilidades serão úteis de qualquer forma.
Lembre-se que você não poderá usar qualquer imagem de sistema operacional antiga ou qualquer imagem Linux antiga. Ela deve ser preparada especialmente para o uso em UEC.  A Canonical oferece algumas imagens de sistema básicas que devem suprir a necessidade de uso mais comum ou cenários de implementação.
Leia também:
Crise sua própria nuvem: requerimentos de hardware
Crie sua própria nuvem: a implementação
Crie sua própria nuvem: Walrus e Amazon S3

0 comentários: