domingo, 16 de agosto de 2009

Equipe o PC com um kit básico de programas

Equipe o PC com um kit básico de programas





Equipe o PC com um kit básico de programas
Fabiano Candido, de INFO Online
Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 17h20

SÃO PAULO – Quer deixar seu micro equipado para todos os tipos de tarefa? Então, baixe o kit básico de programas indicados pelo Downloads INFO.

No kit figuram 21 programas que estão entre os mais baixados do Downloads INFO. Todos os indicados, além de gratuitos, são livres das chatas mensagens de registro. Conheça-os abaixo:

Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os downloads feitos em redes P2P. Foi o antivírus gratuito com melhor desempenho num teste feito, recentemente, no INFOLAB: ele removeu 97% dos vírus que infectavam um computador.

Google Toolbar 6: esse aplicativo é indispensável para qualquer internauta. Além de facilitar as pesquisas na web, ele funciona como uma espécie de atalho para os serviços do Google, como o Orkut e o Gmail. Tem ainda um sistema de preenchimento de formulários e um recurso para traduzir páginas web.

Picasa 3.1: quem tem uma câmera digital e guarda todas as fotos no micro não pode dispensar esse software. A função dele é caçar todas as imagens espalhadas no PC e oferecer formas de organizá-las. Se quiser, o internauta pode usar o Picasa para corrigir os olhos vermelhos das fotos.

7-Zip: aplicativo para compactar documentos, fotos e qualquer outro tipo de arquivo. Para quem manda e-mails ou tem pouco espaço no disco, é um programa extremamente necessário. O 7-Zip conta com um sistema que comprime arquivos com 50% mais de eficiência que os aplicativos de compactação mais tradicionais.

Mozilla Firefox 3.5.2: em nova versão, o navegador da Mozilla continua rápido para carregar as páginas web. O programa é uma boa alternativa para quem não se dá muito bem com o Internet Explorer. O destaque do browser são os seus complementos, que o transformam até em editor de textos e software de bate-papo.

BrOffice 3.0.1: desenvolvido por uma comunidade de software livre, essa suíte de escritório é equipada com aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentação. Conta ainda com um editor de imagens. Portanto, é uma excelente alternativa ao Microsoft Office. Uma característica legal do BrOffice é o corretor com as novas regras ortográficas do português.

Ashampoo Burning Studio 2009: gravador de CDs e DVDs com interface bastante intuitiva e simples de usar. Ela, inclusive, é idêntica à do Nero, popular programa da categoria. O grande destaque do software é o recurso para gravar mídias da tecnologia Blu-Ray. Outro recurso interessante é o que faz backups dos dados do PC em DVDs ou CDs. Uma outra boa opção de gravador de CDs e DVDs, mas com menos recursos, é o Nero 9 Free.

PhotoScape 3.3: esse programa de edição de imagens tem uma interface baseada em abas. Além dessa característica, o software tem os comandos para aplicação de efeitos, recorte de imagens e ajuste de luminosidade a apenas um clique. O PhotoScape oferece ainda recurso de edição de fotos em lote e um conjunto de filtros para melhorar a qualidades das imagens.

Skype 4.1: nessa nova versão, o software VoIP ganhou melhorias no código-fonte que deixou a qualidade da ligação um pouco melhor. Além disso, foi incorporada ao Skype uma ferramenta para compartilhar as telas de alguns programas, como um texto aberto no Word, com um outro internauta. O software tem ainda um recurso para avisar quando os contatos fazem aniversários.

Foxit Reader 3.0: com esse reader, o internauta abre os famosos arquivos do formato PDF. Ele é bem pequeno e não ocupa mais de 6 MB no disco do computador, portanto, não pesa no sistema. Ele tem recursos para o internauta compartilhar informações do PDF e, também, abrir arquivos desse formato com recursos multimídia de som, imagens e vídeos.

Comodo Firewall: considerado um dos melhores do mercado, o Comodo Firewall tem como principal atrativo a interface, rica em informações e bastante intuitiva até para os internautas mais leigos. Além disso, o programa é capaz de proteger o Windows de ameaças externas e de cavalos de troia. Um destaque do programa é a capacidade de reconhecer programas famosos (como o Skype, o MSN e o Firefox) e permitir que eles acessem a web sem a necessidade de autorização do internauta.

CCleaner 2.22: um dos programas mais conhecidos para limpar e melhorar o desempenho do PC. O destaque desse aplicativo é a ferramenta que apaga os dados desnecessários do registro do Windows e dá fim aos arquivos temporários do browser.

Recuva 1.29: desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner (um programa que limpa os arquivos inúteis do Windows), o Recuva funciona muito bem na recuperação de arquivos multimídias, como músicas, fotos e vídeos. Nele, o internauta encontra uma boa ferramenta para refinar a busca pelos dados apagados.

Personal Finances Free: aplicativo com bons recursos para controlar os gastos do dia a dia. Ele tem opções para o internauta criar as próprias categorias e tags de débitos e créditos. Um recurso bacana do programa é uma planilha que consolida as operações financeiras do mês. Nela, inclusive, é possível descobrir o quanto cada item representa, em percentual, nas despesas mensais. O ponto forte do programa é a interface, bastante intuitiva.

Xmarks: com esse aplicativo, o internauta guarda os favoritos do navegador num diretório virtual. O que isso significa: que os bookmarks do usuário podem ser sincronizados. No trabalho ou em casa, os mesmos favoritos ficam à mão. E se um dia um computador der pau, há como recuperar os favoritos. O Xmarks funciona com os navegadores IE, Firefox e Safari. Tem um serviço que permite ao internauta acessar os favoritos remotamente.

Dropbox: guarda dados importantes no computador? Se esse for seu caso, internauta, você precisa de um eficiente sistema de backup de arquivos. O Dropbox é uma boa indicação. Quando instalado no PC, ele copia os dados para uma pasta segura na nuvem de internet. O bacana é que ele sincroniza, em tempo real, os arquivos entre vários computadores; além disso, permite ao internauta acessar o conteúdo do backup remotamente.

K-Lite Mega Codec Pack 5: esse aplicativo instala no PC um pacotão de codecs e filtros para visualizar diversos formatos de vídeos. Pontanto, ele é uma garantia para abrir formatos de vídeos que o Windows, às vezes, teimam em não abrir. O K-Lite Mega Codec Pack inclui ainda um player capaz de reproduzir arquivos nos formatos Real Time e QuickTime.

Format Factory 2: aplicativo para modificar os formatos de arquivos de vídeos, áudios e imagens. Dono de uma interface intuitiva, o Format Factory precisa de apenas alguns cliques para alterar o formato de arquivo multimídia. As extensões áudio compatíveis com o programa são WMA, M4A, MP3, AAC, OGG, WAV. Já as de vídeo: MP4, AVI, MPG, 3GP, FLV. Na parte de imagens, o Format Factory trabalha com os formatos PNG, TGA, BMP, GIF, TIF, PCX e ICO.

uTorrent: esse programa não ocupa nem 300 KB no HD. Apesar do tamanho, ele tem diversos recursos para facilitar o download de torrents. Ele permite que o internauta agende arquivos para serem baixados. Além disso, oferece recursos para a pausa e a retomada de um download – ferramenta essencial para quem baixa arquivos gigantes da web. O programa é capaz de desligar o Windows quando terminar de baixar um torrent.

Agenda Pessoal: apesar da aparência simples, esse programa tem todos os recursos de uma agenda. Nele, o internauta marca compromissos, datas especiais, telefones e contatos. Com 2 MB de tamanho, a Agenda Pessoal também roda a partir de um pen drive.

0 comentários: