domingo, 18 de novembro de 2018

Boot - Instalação Dual Boot Windows 10 e Ubuntu 16.04 com UEFI.




Este tutorial mostrará como fazer uma instalação do Windows 10 ao lado do Ubuntu 16.04 em computadores com UEFI ( Extensible Interface Unified Firmware).
Observações.:
  1. Esse tutorial será feito com o Secure Boot ativado.
  2. Desabilitar o Fast Startup no Windows 10, e também a função de Hibernação.

Como saber se o seu computador tem UEFI?
Em primeiro lugar é muito importante saber se o seu PC tem um BIOS UEFI.
No Windows vá até o Menu Iniciar e na caixa de pesquisa na parte inferior e digite “Informações do sistema” e quando o ícone aparece na parte superior clique sobre ele.
4e7ec5ae-63cf-4e83-a0f8-7b2d63c31bd4_0
Na metade do painel à direita, há um item chamado de modo BIOS. Se ele diz que UEFI, então está tudo ok, veja a imagem abaixo.
systeminformation2

Os passos necessários para dual boot do Windows 10 e Ubuntu 16.04 são as seguintes:

  1. Backup dos arquivos do Windows 10 (opcional, mas altamente recomendado);
  2. Criar um Pendrive USB do Ubuntu 16.04 de 64 bits;
  3. No Windows desative a opção “Inicialização Rápida” (Fast Startup);
  4. No Windows desligue qualquer criptografia;
  5. No Windows desativar o Modo de Hibernação;
  6. No Windows usar o Desfragmentador do Windows 10;
  7. No Windows redimensionar uma partição;
  8. Dar o boot a partir do Pendrive USB do Ubuntu 16.04;
  9. Instalar o Ubuntu 16.04.

1. Backup Windows 10.

É altamente recomendado que você faça uma cópia de todos os seus arquivos antes de fazer os procedimentos a seguir.

2. Criar um Pendrive USB do Ubuntu16.04.

Existem muitas ferramentas para a criação de uma unidade USB do Ubuntu incluindo, Win32 Disk Imager, Etcher e Rufus.
Lembrando que o pendrive deve está no formato GPT. E deve está formatado em FAT32.

3. Desative a opção “Inicialização Rápida”.

No Windows 8 ou posterior visitando: Painel de Controle > Opções de Energia > Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção “Ligar inicialização rápida“, após, salve as alterações;

4. Desligue qualquer criptografia.

5. Desativar o Modo de Hibernação.

Segue aqui um tutorial explicando como desativar a Hibernação.

6. Usar o Desfragmentador do Windows.

É importante antes de redimensionar uma partição do Windows usar a ferramenta: Desfragmentador.
A fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. O Desfragmentador de Disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente. O Desfragmentador de Disco é executado por agendamento, mas você também pode analisar e desfragmentar discos e unidades manualmente. Para isso, siga estas etapas:
Para abrir o Desfragmentador de Disco, clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e, na lista de resultados, clique em Desfragmentador de Disco.

7. Encolher o Windows para criar espaço para o Ubuntu 16.04.

Se o seu computador tem apenas um disco rígido, você terá de encolher sua partição do Windows 10, a fim de abrir espaço para o Ubuntu, ou seja redimensionar uma partição do Windows 10.
A ferramenta utilizada para encolher partições Windows é “Gerenciamento de Disco“.
Para iniciar o “Gerenciamento de Disco“, clique direito sobre o botão Iniciar do Windows no canto inferior esquerdo da tela e clique sobre a opção “Gerenciamento de Disco“.
1.Shrink-Volume-to-Resize-Partition
Será exibida uma tela que lista todos os discos disponíveis e as partições no disco que está selecionado dentro da janela.
O disco rígido é geralmente disco 0. Normalmente, é fácil de detectar, porque é maior do que as outras unidades e já tem um número de partições nele. Como você pode ver na imagem acima, existem 4 partições. A quantidade de partições no disco rígido podem ser diferentes.
Por exemplo, a imagem acima mostra as partições no computador que usou para executar o Windows (UEFI) e captura de tela abaixo mostra as partições no computador que usou para executar o Windows (BIOS).
shrinkdisk1
O que você está procurando é a partição NTFS que é tanto ativo e primário. Na maioria dos casos, é a unidade C. É também provável a ser a maior partição na unidade.
2.Create-Windows-Partition-for-Ubuntu-16.04-Installation
Botão direito do mouse na partição que contém o Windows (como descrito acima, provavelmente a unidade C, formato de arquivo NTFS, primária e ativa).
Clique na opção “Shrink Volume“.
diskmanagement4
Quando a caixa de diálogo aparece encolher ele terá o valor máximo de espaço disponível para encolher listado com uma seta para cima e para baixo para aumentar ou diminuir a quantidade de espaço disponível para Ubuntu.
Não cometa o número se o “Enter a quantidade de espaço a encolher em MB” (caixa de 3) maior do que o “Tamanho do espaço do psiquiatra disponível em MB” (Caixa 2).
Você pode fazer a quantidade de espaço disponível para Ubuntu menor embora. O mínimo exigido pelo Ubuntu é de 10 gigabytes, que é de 10000 megabytes. Na realidade você deve estar olhando para dar pelo menos 20 gigabytes (20000 megabytes) para o Ubuntu para uma experiência decente e se você tem isso gostaria de ir para 50 gigabytes (50000 megabytes).
Claro, se assim o desejar, você pode deixar as quantidades recomendadas como elas são.
Quando tiver decidido sobre um montante inseri-lo na caixa e clique em “Shrink“.
3.Windows-Partition-for-Dual-Boot-Ubuntu-16.04

8. Inicializar(Boot) no Pendrive do Ubuntu 16.04.

Certifique-se de que o pendrive USB do Ubuntu está conectado ao computador.
Cada fabricante tem uma versão diferente do UEFI e assim as opções do menu podem ser diferentes.
Uma lista de dispositivos será exibido. Selecione a opção UEFI Dispositivo USB.
Exemplos:
Captura de tela de 2014-01-16 19:02:06

uefi-device
mint171-12-600x255
Quando o Pendrive der o Boot deve aparecer um menu, então selecione na opção: Instalar o Ubuntu.

9. Instalar o Ubuntu 16.04.

Depois de clicar na opção “Instalar Ubuntu” a tela a seguir irá aparecer:
ubuntuinstall1
Este é o início do processo de instalação e você pode selecionar o idioma que é usado para ajudá-lo através do processo. Escolha o seu idioma e clique em “Continuar“.
ubuntuinstall2
O instalador do Ubuntu 16.04 mudou um pouco. A tela de pré-requisitos foi removido como tem a opção de se conectar a uma rede sem fio antes de instalar.
A preparar a instalação de tela do Ubuntu agora simplesmente lista a opção de baixar atualizações (que só está disponível depois que você tiver uma conexão à internet) e a opção de instalar software de terceiros para reprodução de áudio MP3 e assistir o Flash. Se você tem uma conexão de internet decente, em seguida, você pode querer instalar atualizações durante a instalação. para se conectar à internet, clique no ícone de rede no canto superior direito e uma lista de redes sem fio serão listados. Clique na rede que você deseja se conectar e digite a chave de segurança quando solicitado. Você terá que clicar no botão Voltar na tela “Preparando para instalar o Ubuntu” e clique em “Continuar” novamente quando voltar para a tela de boas-vindas. Você pode optar por instalar as ferramentas de terceiros para reprodução de áudio MP3 como parte do processo de instalação agora, marcando a caixa ou você pode fazê-lo depois que o sistema foi instalado. Clique em “Continuar “.
ubuntuinstall5
A tela “Tipo de instalação” permite que você decida se deseja instalar o Ubuntu junto com o Windows ou por cima.
Escolha a opção “Instalar Ubuntu junto com o Windows Boot Manager (Install Ubuntu alongside Windows Boot Manager)”.
Uma janela aparecerá mostrando-lhe o que vai acontecer com o seu disco. Por padrão, o instalador do Ubuntu irá criar uma partição raiz para o Ubuntu 16.04 e todos os seus arquivos pessoais e uma partição swap.

Escolhendo a opção Algo mais (Something Else).

Se você quiser criar as partições manualmente então escolha essa opção.
1
Note que agora é possível ver todas as partições detectadas pelo instalador, o interesse aqui é aquele que tem EFI na coluna “tipo” e Windows Boot Manager na coluna de “sistema“. É a partição do sistema EFI, onde serão instalados os arquivos de carregador de inicialização. Para iniciar a criação de partições, selecione o “espaço livre“, em seguida, clicar no  botão + (mais).
Isso deve abrir o editor de partições do instalador. Para cada partição, Você só precisa especificar o “tamanho“, o “sistema de arquivos“, “use como” e o “ponto de montagem“. Para partições diferente daquele que será usado como swap, ficar com o sistema de arquivo padrão – Sistema de arquivos EXT4.
2
Então vamos começar criando a partição raiz. Para o tamanho, qualquer valor superior 20 GB é o suficiente. No Ponto de montagem, Selecione /. Clique em “Ok“.
3
A próxima partição será montada em /home. Essa é a partição que irá armazenar todos os seus arquivos e pastas, Então, atribuir a ele a maioria do espaço disponível em disco. Quando você terminar de configurá-lo, Clique “Ok“.
4
Para a partição que será usada como swap, um tamanho de 2000 MB (2 GB) para 4000 MB (4GB) deve ser suficiente. Em “uso como“, Selecione: swap area. e clique em “Ok“.
5
Depois de criar essa última partição, Você verá na imagem abaixo a ferramenta de particionamento com todas as modificações que serão feitas.
Atenção para o Dispositivo para a instalação do carregador de inicialização, selecione a partição efi. O sistema utilizado para este artigo, essa partição corresponde /dev/sda2. Isto é, a segunda partição no disco rígido. Clique em Install Now (Instalar agora) para continuar com o resto da instalação.
6

Aparecerá uma nova janela para você confirmar as mudanças, clique em “Continue.
O resto da instalação é igual a todas as outras versões, veja a seguir.
ubuntuinstall7
Um mapa do mundo aparecerá. O objetivo dele é torná-lo possível para Ubuntu para definir o tempo em seu relógio corretamente.
Clique onde você vive no mapa ou iniciar digitando-o na caixa fornecida e clique em “Continuar“.
ubuntuinstall8
Quase lá. Apenas mais dois passos antes do Ubuntu está instalado.
Agora você precisa escolher o layout do teclado. Selecione seu idioma de teclado no painel da esquerda e, em seguida, o layout físico real no painel da direita.
Como alternativa, clique na opção de layout de teclado detectar e provavelmente mais do que fazê-lo para você.
Testar o layout de teclado que você escolheu, escrevendo na caixa fornecida. Especificamente experimentar símbolos como o cifrão, símbolo da libra, hash tags, marcas do discurso, barras e outros caracteres especiais como estas são as chaves que tendem a se mover em um teclado.
Clique em “Continuar“.
ubuntuinstall9
O passo final é criar um usuário padrão.
Digite seu nome e dar o seu computador um nome.
Digite um nome de usuário na caixa fornecida e escolher uma senha e repeti-la.
Clique no botão “Solicitar minha senha para entrar“. Eu realmente não recomendo ninguém deixando log sua máquina automaticamente a menos que seja uma máquina virtual usada para fins de teste.
Por fim, clique em “Continuar“.
Os arquivos serão copiados para o seu computador.
Quando o processo terminar, reinicie o computador.
A máquina irá reiniciar como menu do Grub, onde durante dez segundos, você será apresentado para escolher qual sistema operacional que você deseja usar mais:Ubuntu 16.04 ou Windows 10 .
Ubuntu 16.04 é designado como sistema operacional padrão para iniciar a partir. Assim, basta pressionar Enter ou esperar por esses 10 segundos de tempo limite para iniciar.
Grub-Menu-Select-Ubuntu-or-Windows-to-Boot
É isso aí! Em caso de necessidade de voltar para o Windows , basta reiniciar o computador e selecione o Windows Boot Manager a partir do menu do Grub.
Fonte: Everyday Linux User
Veja também.
Dual-Boot Ubuntu 16.04 E Windows 10 Em Um PC Com Firmware UEFI
Como instalar o Ubuntu 16.04 juntamente com o Windows 10 ou 8 em Dual-boot
Ativar ou desativar o Fast Startup no Windows 10.
Como desabilitar e reabilitar a hibernação no Windows.
Até a próxima.

https://lcomlinux.wordpress.com/2016/05/20/instalacao-dual-boot-windows-10-e-ubuntu-16-04-com-uefi/
https://hackernoon.com/installing-ubuntu-18-04-along-with-windows-10-dual-boot-installation-for-deep-learning-f4cd91b58557

0 comentários: