quinta-feira, 28 de junho de 2018

Segurança - Por que o blockchain não é tão seguro quanto afirmam ser



Software não testado, múltiplas variações de tecnologia e falta de experiência são apenas algumas das razões para desconfiar de hyperledgers distribuídos
Autor da Foto
Todas as discussões sobre blockchain parecem começar com uma variante da expressão “hyperledger seguro e distribuído”. Não me importo com o fato de ser um hyperledger - em outras palavras, uma lista cada vez maior de registros vinculados. E não tenho nenhum problema em descrevê-lo como distribuído - nesse caso, através de uma rede ponto a ponto comunicando-se sobre um protocolo que descreve como validar novos registros adicionados à cadeia.
Mas parece-me que estamos exagerando na descrição de Blockchain como "seguro". Essa é uma exigência alta para qualquer sistema, que deve ser provada repetidas vezes em vários níveis, cenários, aplicativos e outros contextos. Seria mais preciso descrever a tecnologia como um hyperledger distribuído protegido criptograficamente . Essa definição deixa em aberto a questão crucial: se essa tática é suficiente para reduzir a vulnerabilidade a adulterações, roubo de senhas, negação de serviço por malware e outras ameaças.
Na verdade, você não precisa ir muito longe na literatura crescente de Blockchain antes que as vulnerabilidades de segurança saltem para você. Os problemas de segurança com Blockchain parecem formar uma cadeia própria, na qual os elos fracos começam a sobrecarregar os pontos fortes transmitidos pela dependência subjacente da tecnologia em criptografia de chave pública forte. Ao contemplar o fato de que mais riqueza armazenada no mundo e valor de troca comercial estão começando a girar em Blockchains, permissionados ou não, as vulnerabilidades de segurança dessa tecnologia começam a se tornar maiores.
O Blockchain é mais do que um banco de dados distribuído - é um sistema crescente de registro no qual a economia global confiará intimamente. Então, quão seguro é, na realidade? E quanto custo, tempo e problemas algum de nós estaria gastando para colocar nossas implementações de Blockchain em um formato seguro o suficiente antes que possamos justificar a colocação de ativos de missão crítica em um hiperlink distribuído?
O que é claro é que, mais frequentemente, os usuários são o elo mais fraco do Blockchain. Os atacantes continuarão a explorar as vulnerabilidades dos endpoints - em outras palavras, nossa incapacidade de proteger as identidades, chaves, credenciais e softwares Blockchain instalados em nossos PCs, telefones celulares e outros sistemas. Na prática, isso poderia nos expor a phishing, malware e outros vetores de ataque que deixam nossos ativos baseados em cadeia - como a criptomoeda - abertos para tomada.
Quando suporta transações comerciais complexas, o Blockchain geralmente executa o que é conhecido como “ contratos inteligentes”, o que pode representar uma séria vulnerabilidade de segurança. Os contratos inteligentes, que são escritos em um Blockchain, podem codificar negócios complexos, financeiros e legais . Se tiverem acesso às chaves de um administrador de um Blockchain permissionadoo, os criminosos poderão introduzir contratos inteligentes falsos que permitirão acesso clandestino a informações confidenciais, roubar chaves criptográficas, iniciar transferências de fundos não autorizadas e envolver-se em outros ataques aos ativos da empresa. .
A complexidade de um ecossistema Blockchain também é uma vulnerabilidade para a qual o usuário comum pode ser indiferente. Além de precisar proteger endpoints e os sistemas que gerenciam contratos inteligentes, você também precisará garantir a segurança dos processadores de pagamento de criptomoeda e das soluções que integram Blockchains em seus sistemas de aplicativos corporativos. Isso, por sua vez, exige uma verificação intensiva da confiabilidade dos fornecedores de sistemas Blockchain, que você pode ser desafiado a fazer, considerando o quanto poucos profissionais de TI têm experiência com essa tecnologia imatura.
Infelizmente, com os novos fornecedores de soluções Blockchain estão chegando todos os dias, muitos deles podem não ter um histórico, clientes de referência ou estudos de caso em que você possa confiar para determinar sua confiabilidade.
Mesmo com provedores estabelecidos, as soluções comerciais de Blockchain podem ser novas no mercado ou lançadas em versões alfa ou beta muito antes de estarem prontas para o horário nobre corporativo, portanto você corre o risco de executar seu Blockchain em código não testado, com bugs e inseguros ainda não provado em escala.
Além disso, existem muitos protocolos Blockchain, mecanismos de contratos inteligentes, gateways e trocas em implementações, com seus próprios bugs e vulnerabilidades de segurança. Sua empresa pode estar implementando Blockchains heterogêneos - permissionados ou não, internos e B2B - em silos que suportam diversos aplicativos. Você precisará solucionar as vulnerabilidades de cada ambiente isoladamente e, se tentar conectá-las entre si ou em um ecossistema maior de Big Data, atenuar quaisquer problemas de segurança que surjam em interações complexas entre esses ambientes.
Se um dos Blockchains em que você está participando for gerenciado por um consórcio , você precisará examinar detalhadamente os procedimentos operacionais dessa organização antes de confiar que está gerenciando o ambiente de ponta a ponta com segurança rígida. Como não há regulamentos universais aos quais esses consórcios devem obedecer, você terá que avaliar as práticas de segurança de cada consórcio separadamente, sem a garantia de que o nível de segurança de qualquer Blockchain seja diretamente comparável ao de outro. O anonimato que alguns consórcios permitem aos participantes do Blockchain pode fornecer cobertura para fraudes e dificultar que as autoridades identifiquem os criminosos.
Ainda mais preocupante é o fato de que as fazendas de mineração nas quais as Blockchains públicos são construídas estão hospedadas em todo o mundo. Embora isso possa dar ao Blockchain em questão algum grau de redundância e resiliência, também pode expô-lo a depredações de operadores obscuros que trapaceiam fraudulentamente participantes inconscientes do Blockchain através do que é chamado de “51 percent attack”. Se uma das partes ou um pool de conspiradores controla mais da metade dos nós de computação atualmente usados ​​para mineração em um determinado Blockchain, pode obter a “ proof of work” consensual necessária para escrever, de forma sub-reptícia, transações fraudulentas nessa cadeia às custas de outros participantes.
Essa ameaça é especialmente aguda quando um Blockchain está sendo iniciado, quando o número de nós de mineração é pequeno e, portanto, é mais fácil para um grupo individual ou em grupo adquirir pelo menos metade do poder de computação disponível. Pode tornar-se ainda mais grave à medida que as operações de mineração sejam transferidas para nações e regiões onde a energia elétrica é barata, a fiscalização regulatória inexistente e os criminosos e terroristas sejam abundantes.
Como a indústria de Blockchain abordará essas vulnerabilidades de maneira abrangente? Para começar, a Wikibon pediu à Linux Foundation para iniciar um projeto hyperledger dedicado a estabelecer uma estrutura aberta e flexível para proteger a segurança de ponta a ponta dos Blockchains, abrangendo terminais, gateways corporativos e assim por diante. A Wikibon também pede aos fornecedores de software corporativo que incorporem segurança sólida em seus aceleradores de implantação de Blockchain .
Não se deixe levar pelo hype utópico em torno Blockchain. Esses hyperledgers de código-fonte aberto são apenas mais segmentos nos ambientes de dados de nuvem híbrida nos quais mais empresas estão implantando aplicativos de missão crítica.
Você só deve implementar o Blockchain se tiver examinado suas vulnerabilidades, instituído as salvaguardas técnicas e processuais necessárias e determinado que o valor comercial potencial supera os riscos.

0 comentários: