sábado, 6 de maio de 2017

Supercomputadores - China prepara computador quântico

Após supercomputador mais rápido, China prepara computador quântico

País asiático trabalha em protótipo de computador quântico que utiliza cinco fótons e promete maior velocidade do que modelos atuais.
Autor da Foto
A China já possui o supercomputador mais rápido do mundo e agora criou um computador quântico incipiente que pode superar os PCs e servidores atuais.
Os computadores quânticos já foram construídos por empresas como IBM e D-Wave, mas pesquisadores chineses tomaram uma abordagem diferente. Eles estão apresentando um computador quântico usando múltiplos fótons, que poderia fornecer um modo superior de cálculos em relação aos computadores atuais. 
A arquitetura de computação quântica chinesa permite a amostragem e o envolvimento de cinco fótons. É uma melhoria em relação a experimentos anteriores envolvendo ao fornecimento de um único fóton, podendo ser até 24 mil vezes mais rápida, segundo alegam os pesquisadores.
Os pesquisadores chineses construíram componentes exigidos para amostragem de Bóson, que vem sendo teorizada há muito tempo e é considerada uma maneira fácil de construir um computador quântico. A arquitetura construída pelos chineses pode incluir um grande número de fótons, o que aumenta a velocidade e a escala computacionais.
A China está fortalecendo seu arsenal tecnológico em um esforço para ser auto-suficiente. O chip criado no país é usado no TaihuLight, o computador mais rápido do mundo.
Em 2014, a China disse que iria gastar 150 bilhões de dólares no desenvolvimento de semicondutores para que PCs e aparelhos mobile pudessem se converter para chips criados no país. 
Ainda não está claro se um computador quântico está na agenda nacional da China. Mas o rápido progresso do país com a tecnologia deixou os EUA preocupados. Um computador quântico superrápido poderia melhorar o progresso em áreas como desenvolvimento de armas, onde computadores de alta performance são essenciais.
Mas há um longo caminho antes de a China poder construir seu primeiro computador quântico completo. O protótipo é bom para usos específicos, mas não é feito para ser um computador quântico que possa realizar qualquer tarefa.
 
fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2017/05/05/apos-supercomputador-mais-rapido-china-prepara-computador-quantico//pagina-impressao

0 comentários: