segunda-feira, 8 de maio de 2017

Artigo - Qual o melhor medidor de velocidade de internet?


Velocidade de internet: Qual o melhor medidor?

Muitas vezes sentimos que a internet tem uma velocidade que parece abaixo da que estamos acostumados a utilizar. Vários fatores podem influenciar essa diminuição na velocidade. O uso de streaming, como o Netflix e o Spotify acabam gastando mais da quantidade de internet que as operadoras oferecem. Para tirar essa dúvida, um medidor de velocidade é muito útil!
Assim como os streamings, downloads de arquivos muito pesados também podem prejudicar o desempenho da sua internet. O uso da mesma conexão por muitas pessoas fraciona a conexão de maneira que algumas pessoas podem ficar com uma parcela menor da conexão oferecida.
Alguns fatores físicos também podem influenciar a diminuição da velocidade, tais como cabeamento danificado – tanto o interno quanto o externo – e as condições climáticas, como vento e chuva.
cabeamento danificado
Somado a todos esses fatores, também podemos citar a diminuição da velocidade ao fim da cota de uso, promovida por algumas operadoras de internet. De qualquer maneira, as operadoras precisam oferecer minimamente, 20% do valor comprado e 60% do desempenho.
Para sanar esse tipo de dúvida, alguns sites disponibilizam velocímetros de internet. Você os acessa e eles exploram qual a velocidade da sua internet, além da velocidade de download e de upload.
Como são feitos esses testes?
Os velocímetros, a princípio, identificam o seu IP, que é o seu número único da internet. Depois dessa identificação, os sites utilizam um comando chamado de “ping”: é feita a medição de quanto tempo um pacote de dados leva do seu computador para algum servidor de escolha deles. Com isso, se obtém a velocidade da internet.
medidor de velocidade de internet
Depois, os sites fazem uma simulação do envio de um arquivo do seu computador. A função dessa simulação é ter ciência de qual é a velocidade média do upload de um arquivo: quanto tempo você demora para postar uma foto no Facebook, por exemplo, ou um arquivo em PDF no Google Drive. Essa é a chamada velocidade de upload.
Por fim, os sites irão simular o recebimento de um arquivo no computador. A função dessa simulação é calculando com que velocidade o arquivo chegaria ao computador. Por exemplo, em quanto tempo sua internet permitiu que se baixassem músicas ou qualquer outro conteúdo online. Essa é a chamada velocidade de download.
A veracidade destes testes
Muitos destes sites têm comumente sua veracidade colocada à prova, de maneira que sua qualidade acabe sendo questionada. Diferentes são as alegações para tais questionamentos. Uma delas é que os servidores brasileiros não são confiáveis, o que certamente prejudicaria a avaliação. Outra destas seria a influência dos processos em segundo plano do computador na velocidade da internet.
Ainda, pode-se alegar problemas como danos no cabeamento interno – uma ferrugem pequena já desvia o sinal de maneira significativa – e até mesmo que as operadoras estejam fornecendo uma quantidade muito inferior ao que foi contratado.
Qual é o melhor medidor de velocidade internet?
Alguns medidores de internet brasileiros são conhecidos. Entre eles, podemos citar: RJNET, TechTudo, Copel, SpeedTest e Simet. Os usuários geralmente têm a preferência por um destes e alega que o escolhido foi o que apresentou resultados mais satisfatórios. De maneira geral, o SpeedTest e o RJNET são os preferidos dos usuários e os que apresentam melhor reputação dentre as avaliações feitas por sites que os comparam com outros medidores de internet.
Como saber qual é o melhor medidor de velocidade para a minha internet?
A melhor maneira de saber qual é o melhor medidor de velocidade para a sua internet é estabelecer um padrão. Utilize o mesmo servidor em períodos de tempo diferentes e em condições diferentes. Faça também testes em períodos diferentes, mas repetindo as condições normais de uso. Observe se há variações muito grandes entre esses períodos e entre as condições. Se o resultado for muito discrepante, significa que o medidor de velocidade, para a sua internet, não é adequado. Teste servidores diferentes e avalie qual deles se encaixa melhor nos resultados desejados.
medidor de velocidade
Existe uma margem de erro?
Não espere uma precisão exata dos medidores. É muito provável que haja alguma margem de erro para mais ou para menos. É por isso que é preciso avaliar a proximidade dos resultados e se eles estão de acordo com o que se deveria esperar da velocidade da sua internet.
Os medidores de internet são úteis?
Os medidores de internet são muito úteis. Você pode avaliar com eles se a sua operadora está fornecendo uma velocidade inferior a qual você paga, o que é injusto e exige alguma reparação. Para tal, os medidores de internet podem ser utilizados como prova.
Também se pode avaliar se há algum defeito no cabeamento, tanto interno — ou seja, dentro da sua casa – ou externo – ou seja, da estação de transmissão da operadora até a saída externa da sua casa.
Você pode avaliar com os resultados fornecidos pelos medidores se o serviço da operadora de internet contratado por você está suprindo as suas necessidades, no que tange aos serviços utilizados.
Você pode avaliar também se algum serviço que você está utilizando está consumindo dados de internet em uma quantidade maior do que a habitual e averiguar qual a razão disso.
Pode-se observar também com os medidores de internet se existe outra pessoa utilizando a sua internet sem o seu conhecimento ou autorização.
É possível medir a velocidade da internet pelo celular?
Existem apps que fazem a função dos sites. O mais conhecido deles é o aplicativo da Speed Test, disponível apenas para Android. A função é basicamente a mesma do site e o modo de medir as velocidades também é o mesmo.
Para utilizar o aplicativo, faça o download através da Play Store. Aguarde que ele encontre um servidor e aperte o botão “Begin Test” – o que dará início aos testes. Você poderá visualizar no aplicativo qual é a velocidade da sua internet. Acessando a aba “Results” você pode acompanhar o resultado das medições com datas, e se as medições foram feitas pela rede móvel ou por Wi-Fi, o que permite um melhor acompanhamento sobre o que a sua operadora de internet está te oferecendo.
Apesar das controvérsias, o uso de um medidor de velocidade de internet é bastante válido para que possamos ter controle do que está acontecendo com a nossa internet.

fonte: https://optclean.com.br/melhor-medidor-velocidade-internet-2016/

Nota pessoal: Pra mim todos tem seus méritos e deficiências, eu utilizo um servidor iperf na AWS pois sei que tenho banda suficiente no acesso ao servidor e posso fazer multiplos testes de upload e download. Mas isto é conversa para nerds.

0 comentários: