quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ITIL - artigo interessante sobre gestão de ativos e ciclo PDCA

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Gestão de Ativos de TI e Monitoramento

Olá pessoal,
Hoje um assunto sério para administradores e analistas de infraestrutura de TI – Gestão de Ativos e Monitoramento!
É imprescindível ter o controle de seu ambiente de TI, isso é muito recomendável e uma das coisas iniciais e mais básicas nos frameworks de governança de TI, tal como o ITIL.

Gestão de Ativos

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A gestão de ativos refere-se a gestão de todo o ciclo de vida de um ativo, desde sua aquisição até o seu descarte. Neste tipo de gestão devem ser considerados todos os controles necessários para garantir o registro de detalhes e valores de um ativo, que devem estar condizentes com os dados registrados no sistema/software utilizado, e deve garantir o controle de entrada e saída, reposições e reconciliação do balanço do estoque. Normalmente uma organização pode considerar o Ciclo_PDCA para criar seu processo de gestão de ativos.

Benefícios

A gestão de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização.
Desta forma, cada organização poderá focar nos benefícios que trarão maior ganho a sua empresa:
  • Rastreabilidade dos ativos;
  • Otimização do uso dos ativos em todo seu ciclo de vida;
  • Aumento da disponibilidade dos ativos;
  • Redução dos custos em reparos e aumento de produtividade;
  • Melhoria do planejamento das ações sob os ativos;
  • Qualidade dos serviços prestados aos clientes;
  • Maximização dos resultados da empresa;
  • Segurança e conformidade com as regulamentações.

Escolhendo um Sistema

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Pois bem, para se ter todo esse controle, é necessário um sistema e existem diversos sistemas que fazem isso muito bem.
Você precisa pesquisar, cotar e testar diversas soluções e decidir quais irão atender as suas necessidades.
Entre elas, temos a própria Microsoft que tem produtos para gerenciamento endpoints, ativos, políticas de uso de softwares, deploy de softwares e etc que é o System Center Configuration Manager, que faz parte da família System Center: System Center Configuration Manager, System Center Operations Manager, System Center Data Protection, Manager System Center Service, Manager System Center, Virtual Machines Manager.
E temos outros diversos fabricantes como a gigante Symantec com produtos para fazer personalização de pacotes e o Symantec Management Platform e Symantec Client Management Suite, para fazer dentre centenas de coisas, o deploy de software, sistemas operacionais e etc. E ainda muitas outras empresas como a LanDesk, a SysAid, Aranda, ZenDesk, Freshdesk, entre outras.
Existem também soluções gratuitas e open source, apenas para monitoramento, tais como o Zabbix, o Nagios.
Para instalar o Zabbix no Linux leia este Artigo.

Faça Seu Próprio Teste

Se você tem conhecimentos de implantação de sistemas, estas empresas fornecem um trial gratuito de 30 a 60 dias para baixar os produtos, instalar em um servidor ou máquina virtual e começar a entender como elas funcionam. Você poderá baixar também o manual do Administrador (Administration Guide) e começar a conhecer melhor cada uma delas.

Projeto de Implantação

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Depois de escolher um sistema, você e o profissional ou equipe de implantação deverão se reunir para planejar as fases de implantação.

Geralmente as Fases Principais São:

1 – Descoberta dos seus ativos de TI;
Tarefa em que se especifica o nome do domínio (quando se tem um MS Active Directory na rede), ou range de IPs de sua rede e então, o sistema sai vasculhando nela e encontra os computadores, impressoras e equipamentos de rede.
2 – Instalação do agente;
A maioria das soluções são client/server, ou seja utilizam um software na máquina do usuário.
Este agente irá se comunicar com o servidor, rodar as tarefas agendadas na máquina.
3 – Inventário;
Rodar tarefa de coleta de inventário;
Esta tarefa iniciará a coleta de dados dos equipamentos, tais como, processador, memória, discos, softwares instalados e etc.
4 – Classificação; 
Checar os itens encontrados, e não classificados, e então classificá-los.
Agrupamento de Equipamentos (por departamento, empresa, local e etc)
Associar equipamentos com seus usuários, na configuração de cada um (as vezes é necessário)
Cadastramento dos contratos (de aquisição dos equipamentos, ou locação, datas que expiram e etc). Esta tarefa poderá começar após a implantação e pode levar mais tempo para concluir se a empresa tiver muitos contratos de hardware e software com diversos fornecedores).
4 – Parametrização;
Criação/customização de relatórios, monitoramentos, personalização das dashboards para o monitoramento, criação de alertas, bloqueios, liberações e etc.

E daí começa o CONTROLE!

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Com este controle, você poderá saber a quantidade exata de computadores, servidores, roteadores, switches, impressoras e etc de sua rede e qual a configuração de hardware e software, IP e usuário de cada um deles,. Você poderá saber quando algum serviço, ou processo de algum servidor parar, e o sistema poderá além de apontar na Dashboard em vermelho, enviar um e-mail, abrir um chamado para determinado analista, e enviar uma mensagem sms para o administrador. O mesmo pode acontecer com sites ou portais que saírem do ar, ou um roteador, switch, ou um desktop que em determinado dia está com menos memória ram do que no dia anterior, ou fora de conformidade, (como uma máquina que não recebeu uma atualização de segurança da Microsoft, ou uma atualização de vacinas do software de antivírus). Analisar e exibir a saúde geral do ambiente.
Estes sistemas geralmente fornecem também Gerenciamento de Patches (atualizações de programas da Microsoft e de terceiros, como correções de segurança que geralmente seriam distribuídas pelo Windows Update, ou updates de versões de softwares de terceiros, como o Adobe Flash player, Java e etc, que demonstram diversos problemas de segurança e que são constantemente atualizados), também fornecem Deploy de Sofwares, e Deploy de Imagens do Sistema Operacional, Gestão de Energia dos equipamentos (o que reduz bastante do consumo de energia elétrica), Gerenciamento de contratos e licenciamento, Controle dos Endpoints, acesso remoto, e diversas outros módulos e funções.
Tudo isso em conjunto gera redução de downtime, prevenção de problemas, redução de custos, e melhoria na entrega de serviços de TI. E com isso vem um melhor gerenciamento de Incidentes, Problemas e Mudanças, itens que a maioria dos sistemas que citei fornecem através de um módulo de Service Desk.
E isso pode ser extraído e apresentado por meio de Relatórios que estas ferramentas fornecem.
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Bom, isso é parte do que eu faço diariamente em minhas atribuições, que é implementar, parametrizar e gerenciar estes sistemas.
Mais sobre Gestão de TI:
Gestao da Tecnologia da Informacao – Introducao
Sobre Deploy de Softwares e Ciclo de Vida de TI 


Fonte: http://www.cleuber.com.br/index.php/2016/01/13/gestao-de-ativos-de-ti-e-monitoramento
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