terça-feira, 12 de janeiro de 2016

3DES, AES e Blowfish - Breve explicação e comparativo

Fonte:
http://www.brighthub.com/computing/smb-security/articles/75099.aspx


3DES


3DES (Triple DES) é um aprimoramento do DES. O algoritmo é o mesmo, apenas a técnica de criptografia é aplicado três vezes, a fim de aumentar o nível de segurança.

AES


AES (Advanced Encryption Standard) foi proposta pelo Instituto Nacional de Norma e Tecnologia (NIST), a fim de substituir o DES. É utilizada em vários órgãos do governo dos EUA. O único ataque conhecido para o AES é o ataque de força bruta, que é a técnica de tentar várias combinações até que o código seja aceito. No entanto, o uso de força bruta não é uma tarefa fácil, mesmo para um super computador, se o número de combinações for alto.

Blowfish


Foi desenvolvido por Bruce Schneier, o presidente da Counterpane Systems, uma empresa que lida com criptografia e segurança. Blowfish é conhecido por ser a cifra de chave secreta que usa um número variável de bits que variam entre 16 e 448 bits e criptografa os dados 16 vezes para torná-lo impossível para um hacker decifrá-lo.
Segundo Schneier, até agora, nenhum ataque foi descoberto para quebrar a criptografia Blowfish.

Comparativo




Comparativo de performance

Segundo a tabela acima, o Blowfish obteve o melhor desempenho. O AES também possui um bom desempenho. Já DES e 3DES completaram a tarefa utilizando mais do dobro do tempo AES. Além de apresentarem ótimo desempenho, Blowfish e AES também são mais seguros que DES e 3DES.
Reações:

0 comentários: