Recentemente, por causa do meu novo emprego velho (não vou contar a história porque é longa) tive que novamente fazer uso de algunss scripts em bash que havia criado há algum tempo para monitoramento e manutenção de equipamentos Mikrotik, porém, qual não foi a minha supresa ao perceber que eles não mais funcionavam da forma como eu esperava. Os scripts em questão foram publicados anteriormente aqui no blog:
Não sei se os erros em questão foram devidos a alguma atualização do Bash ou do Mikrotik, acredito mais na possibilidade do segundo; mas juntanto o util ao agradável acabei meio que unindo os dois scripts bash e fazendo algumas modificações:
Na verdade a questão de monitoramento nem era tão importante assim, mas quando se tem que atualizar o Mikrotik através de comandos, tendo-se mais de 40 equipamentos seguindo o mesmo padrão fica meio complicada a coisa. O que estava me incomodando em meu script para enviar comando para Mikrotik era que se um dos equipamentos estivesse offline, nenhum outro que estivesse após ele na lista era atualizado, então o que este novo script bash faz é verificar se o Mikrotik está online e em caso afirmativo o comando é enviado para o Mikrotik.
Para ter um melhor gerenciamento de Mikrotik o mesmo scipt em Bash também grava um pequeno arquivo de log em formato .txt informando o ip, horário e se o equipamento foi atualizado ou não. Segue logo abaixo:
fonte: http://blog.ffelix.eti.br/script-para-executar-comandos-em-mikrotik/
0 comentários:
Postar um comentário