sábado, 5 de dezembro de 2015

Windows - Mapear Unidades de Redes usando scripts de logon

Olá a todos, vamos ver neste artigo como criar um script de logon e associa-lo aos usuários no AD para que seja feito o mapeamento no momento do logon do usuário na estação.
Não vamos falar sobre compartilhamento de pastas, suponhamos que estas já estejam compartilhadas.
Um script de logon nada mais é do que uma rotina que é executada pelos usuários durante o processo de logon, feita exclusivamente para fazer alterações no ambiente do usuário. Ocorre na última fase do processo, após carregar os dados do perfil do usuário, ler o registro do usuário e processamento das diretivas de grupo.

Um arquivo de lote (.BAT) é um grupo de comandos do DOS reunidos em um unico arquivo “.bat”
Para criar um arquivo .bat podemos usar o notepad (Bloco de Notas).
Então vamos começar, vamos montar os comandos no bloco de notas, o comando que faz o mapeamento é o “Net use” seguido de seus parâmetros:
net use UNIDADE:  \\NOMEDOSERVIDOR\COMPARTILHAMENTO
net use P: \\SERVERPDC\Publico
Recomendo montar um padrão para as unidades e seus compartilhamentos, por exemplo, pasta Publico = P, Sistemas = S e assim por diante, lembrando que não podemos usar as mesmas letras que já estão em uso pelo sistema ou por outros mapeamentos (C; D; A; entre outros)
* Os passos a seguir não necessáriamente são para o Windows 2008 Server, esses procedimentos podem ser utilizados no Windows 2000 Server, 2003, e 2008.
Notepad
* O Comando ECHO OFF é para ocultar a o aviso do comando na tela dos usuários e o comando net time efetua a sincronia do horario entre a estação e o servidor, mais detalhes AQUI. Nenhum desses comandos são necessários para esse exemplo.
Depois de montar toda a estrutura, vamos salvar o arquivo (Pode ser no desktop mesmo) como logon.bat
Save as
Devemos colocar esse aquivo dentro da pasta NETLOGON localizada no servidor em:
C:\Windows\SYSVOL\domain\scripts
*Se na instalação do AD você alterou o caminho da pasta SYSVOL, o NETLOGON está no caminho definido na instalação.
Um modo mais facil de encontrar a pasta NETLOGON independente do caminho definido na instalação é pelo compartilhamento do servidor.
Clique em Iniciar, Executar e digite \\NOMEDOSERVIDOR  ou  \\IPDOSERVIDOR  será exibido para você todos os compartilhamentos existentes no servidor, inclusive a pasta NETLOGON, com previlégios administrativos você pode adicionar (Copiar e Colar) o arquivo logon.bat na pasta NETLOGON.
* Os usuários da rede (Usuários do AD) por padrão possuem permissão de somente leitura sobre a pasta NETLOGON.
NetLogon
Active Directory Users and Computers – Agora vamos abrir o Console do Active Directory Users and Computers e vamos entrar nas propriedades de um usuário.
* Para facilitar o procedimento, você pode selecionar mais de um usuário, acessar as propriedades e efetuar a configuração de uma só vez.
AD User Properties
Propriedades de multiplos itens (Properties for Multiples Items) Vamos na aba “Perfil” (Profile) Nessa tela vamos marcar o Check Box  “Logon Script” e digitar o nome do nosso arquivo BAT que foi colocado na pasta NETLOGON, no meu caso logon.bat. Clique em Apply e OK.
Properties for Multiple items
E esta pronto! Muito facil e sem complicações, agora vamos logar com uma conta de usuário para ver o resultado.

E como mágica lá esta todos os compartilhamentos que criamos.


fonte: https://pedrofava.wordpress.com/2011/02/21/mapeando-unidades-de-redes-usando-scripts-de-logon/

0 comentários: