terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Editor html online wysiwyg


Editores de texto em JavaScript/HTML para uso no seu site

Editor de Texto em JavaScript
Nesta postagem rápida falarei de editores de texto feitos em JavaScript de código aberto, para uso em sites, blogs, entre outros.
A maioria funciona de modos parecidos: basta você adicionar uma área de texto em HTML (), ligar o arquivo JavaScript da biblioteca – podendo definir algumas características – e pronto.

Via Google são fáceis de encontrar, mas aqui vou aproveitar para falar a respeito de dois deles com quem já lidei: o TinyMCE e o NicEdit.
TinyMCE – provavelmente o mais popular, utilizado inclusive pelo WordPress, Joomla, entre outros. Talvez seja o que conheça melhor, não por ter usado em algum trabalho, mas por curiosidade (fucei sua documentação e experimentei criar plugin, entre outros). Gostei muito: bem completo, integrado com jQuery (permite usar código desta biblioteca sem grande conflito), fácil de usar, boa documentação, entre outros.
CKEditor – nunca usei, mas parece ser tão bom quanto o TinyMCE. A barra de ferramentas é bem completa, a interface é linda, além de já vir com versão em português. Só tenho dúvidas com relação à documentação: procurei e não encontrei. Além de tudo, ao que parece, vários recursos são pagos (?). Enfim, vale ficar de olho.
NicEdit – já usei este, na seção de comentários deste blog, até um tempo atrás. Retirei ele por “comer” as quebras de linha (as tags
– o texto do comentarista ficava todo colado). Acho-o muito limitado, mas talvez seja o mais simples de se integrar. Para quem não quer lidar com muito código, talvez seja a melhor solução.
Enfim, acredito que podemos resumir assim: caso queira um editor completo e precise personalizá-lo, o TinyMCE é para você. Se você quer um editor bonitão, vá de CKEditor. Agora, se você não entende muito de Javascript nem de HTML, experimente o NicEdit.


fonte:
http://franciscoprado.com.br/2010/07/16/editor-texto-javascript-html-wysiwyg/
http://www.comofazerumsite.com/editor-html-online/
http://versadus.com/flavius/editor/_samples/fullpage.html#limpa

http://taylorlopes.com/?p=1872

http://www.quackit.com/html/online-html-editor/full/

-- este é interessante apesar de nao acei code BR nem iso8859-1
https://thimble.mozilla.org/anonymous/29d8ec85-0fbc-4364-9d3b-09f88cbf966c

 

0 comentários: