quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

FAN Nagios - Instalação

Procedimetos de Instalação e Configuração do FAN (Fully Automated Nagios) v2.0

Install



Iremos ver o procedimento padrão para a instalação/configuração do FAN (Fully Automated Nagios) v2.0.

A utilização do recurso de servidores de Nagios em uma rede tem como objetivo de monitorar os status dos serviços e sistemas operacionais Microsoft Windows ou GNU/Linux, monitorar Roteadores, Switches e Links de Internet.
Baixa a versão do site oficial do FAN, a versão utilizada nesse procedimento e: FAN-2.0.iso utilize qualquer software para gravar a ISO.
 


01. Após configurar a BIOS do seu servidor para inicializar via CD-ROM na tela inicial o sistema inicializara o BOT do FAN, pressione: para iniciar o processo de instalação.

02. Na tela de Choose a Language selecione: English selecione: pressione:

03. Na tela de Keyboard Type selecione o tipo do seu teclado, em nosso exemplo: br-abnt2 selecione: pressione:

04. Na tala de Warning clique em:

05. Na tela de particionamento de disco, em nosso exemplo estamos utilizando um hard disk de 8.0GB selecione a opção: Use free space on selected drivers and create default layout clique em:

06. Na tela de localização da região selecione: America/São_Paulo clique em:

07. Na tela de cadastro de senha do usuário: root nos campos: Root Password e Confirm digite a senha e confirma a mesma e clique em:

08. Dependendo do hardware do seu servidor esse processo demora alguns minutos.

09. Na tela de Congratulations clique em: o sistema será reinicializado automaticamente.

10. Após a reinicialização o boot load do CentOS e apresentado pressione:
 

11. Na tela de Setup Agent seelcione: pressione:

12. Após todo o processo de boot o sistema sera iniciado e podemos acessar o Shell, digite o usuário: root digite a senha cadastrada no processo de instalação, em nosso exemplo: 123456

13. O primeiro procedimento e verificar se o sistema obteve um IP dinamicamente via DHCP, digite o comando: ifconfig podemos ver que o FAN obteve um IP dinamicamente.

14. Iremos também testar nossa conectividade, em nosso exemplo iremos pingar o seguinte IP: ping 192.168.0.198 podemos ver que a conectividade foi executada com sucesso.

15. Por padrão todos os servidores devem ser configurados com IP Static, para configurar o IP do servidor FAN digite o seguinte comando: vim /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0

16. No arquivo de configuração da placa da rede ETH0 altere as informações de configuração do DHCP para IP Static, após a alteração salve e saia do editor VIM.

17. Digite os seguintes comandos para efetivar a alteração das informações de IP do servidor FAN: ifdown eth0 depois: ifup eth0 depois: ifconfig eth0 podemos ver que a alteração foi efetuada com sucesso.

18. Após as configurações de rede podemos testar o acesso ao Manager do FAN, em seu navegado de preferência digite a seguinte URL, em nosso exemplo: http://192.168.0.110 podemos ver a tela de recursos do FAN, clique na opção: Nagios

19. Na tela de autenticação no campo usuário e senha digite o seguinte usuário padrão do sistema: nagiosadmin e senha: nagiosadmin clique em:

20. Após a autenticação a tela de apresentação do Nagios e mostrada com todos os recursos, nos próximos artigos iremos demonstrar como configurar os cliente para o envio de informações para o Nagios.



fonte:
http://procedimentosemti.com.br/blog/blog2.php/2010/06/08/procedimetos-de-instalacao-e-configuracao-do-fan-fully-automated-nagios-v2?page=3
Reações:

0 comentários: