sábado, 5 de dezembro de 2015

Hyper V - coisas que a microsoft deixa a desejar

Alguns programas gratuitos para quem gerencia um ambiente com Hyper-V

Nestes últimos anos trabalhando com o Hyper-V eu acumulei alguns programas que me ajudam muito na administração de ambientes virtuais e resolvi, com este artigo, compartilhá-los com vocês. São alguns softwares simples, mas que auxiliam na automatização, monitoramento, administração e planejamento de ambientes virtualizados.

Não existe uma ordem dos melhores, reconheço todos como indispensáveis e espero que vocês façam um bom proveito também.
folder2iso
folder2iso
Como o nome já diz, este programa converte uma pasta em um arquivo ISO. Por questões de segurança no Hyper-V não é possível mover arquivos entre a máquina física e a virtual (função existente no Virtual PC). Este software ajuda nesta necessidade, possibilitando adicionar o arquivo ISO como CD nas VMs.
Download: http://www.brothersoft.com/folder2iso-download-44840.html

MAP 5.5


O MAP faz boa parte do serviço que um Engenheiro de Sistema geralmente fazia para migrar ambientes para as últimas versões de servidores e clientes, como Windows 2008 R2, Windows 7, Exchange 2010, etc. À partir de um cliente qualquer é possível instalá-lo e ele se encarrega de analisar toda a rede para buscar os sistemas que podem ser migrados, quais as configurações de hardware necessário, servidores que podem ser virtualizados, relatório de retorno de investimento, Green IT e várias outras informações muito úteis para mostrar o caminho das pedras da fase de planejamento e design de um projeto de migração.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=67240b76-3148-4e49-943d-4d9ea7f77730&displaylang=en
CoreConfig 2.0



Uma das boas práticas de usar o Hyper-V é a utilização do sistema host com a instalação Server Core. Ela oferece um ambiente com linha de comando sem interface gráfica, oferecendo mais segurança e performance, uma vez que são instalados somente os recursos necessários para executar o Windows Server Core. A única reclamação é justamente a falta do ambiente gráfico. Este ERA um problema, pois com o CoreConfig 2.0 é possível executar scripts powershell com ambiente gráfico, oferecendo vários recursos e opções que geralmente são difíceis de se fazer usando linhas de comando.
Download: http://coreconfig.codeplex.com/

Hyper-V Stencils and Hack




Com esta ferramenta é possível analisar seu hack de servidores e ter algumas informações de performance, utilização, além de um mapa para obter todos esses resultados através do Microsoft Visio.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?familyid=3250331A-0116-4064-92D1-50B9B0727B75&displaylang=en
Virtual Machine Migration Test


Se você quiser migrar uma VM entre diferentes Hosts é preciso verificar a compatibilidade antes pra ter a certeza que tudo ocorrerá bem. O VMMT faz justamente este serviço para garantir que a migração ocorrerá sem problemas.
Download: http://code.msdn.microsoft.com/VMMTestWizard
Disk2VHD


Com o benefícios da virtualização é muito comum empresas migrarem seus servidores físicos para máquinas virtuais. Este trabalho agora pode ser feito com apenas 2 cliques usando o Disk2VHD, uma ferramenta que converte sua máquina física em virtual de uma forma simples e ágil.
Download: http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415
Linux Integration Components 2.1

Para obter o máximo de integração entre as VMs e o Hyper-V é preciso instalar os Componentes de Integração (ICs). A nova versão 2.1 do IC para Linux oferece este suporte para distros como Susi, RedHat, CentOS, várias outras.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=eee39325-898b-4522-9b4c-f4b5b9b64551
Hyper-V Best Practice Analyzer

Depois da instalação e configuração de um ambiente virtualizado é interessante aplicarmos as boas práticas e monitorarmos os servidores para saber se existe alguma configuração mal feita ou algum recurso que não está sendo bem utilizado. Com o Hyper-V BPA é possível ter várias dicas que ajudarão a usar as melhores práticas da Microsoft e identificar esses problemas.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyId=89d80c15-0082-4fef-a4fc-fefa463bed08&displaylang=en
Virtual Machine Servicing Tool

É comum a utilização de templates de máquinas virtuais para automatização na hora da criação das mesmas. Mas as vezes a atualização dessas VMs offline se tornam um desafio. Com o VMST dá pra fazer a atualização de aplicações e patches com a VM offline sem precisar criar uma nova imagem.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=8408ecf5-7afe-47ec-a697-eb433027df73&displaylang=en
StarwindsConverter

Existem várias ferramentas para conversões de sistemas virtuais de terceiros, como VMWare, para o Hyper-V. A maioria delas tem algumas limitações. Uma das mais completas e fáceis de usar é o StarWinds V2V Converter. Com ele você pode converter um disco virtual da Vmware para o Hyper-V em minutos, e vice versa.
Download: http://www.starwindsoftware.com/download-starwind-converter
Hyper-V Monitor

No Windows Vista e Windows 7 é possível usar Gadgets, pequenos programas que são exibidos na área de trabalho. Um interessante Gadget é o Hyper-V Monitor. Dá pra monitorar a memória, disco, processador, além de alguns comandos como shutdown, reset, turn off, etc, tudo do seu desktop.
Download: http://mindre.net/Article/hyperv_monitor_gadget_for_windows_sidebar
Securable – Virtualization Assistance

Para executar o Hyper-V é preciso alguns pré requisitos como sistemas x64, processador compatível, etc. Para saber se o seu servidor possui todos eles o Securable pode assegurá-lo com apenas 2 cliques.
Download: http://www.grc.com/securable.htm

Visio Virtual Stencil

É muito importante a documentação do ambiente virtual. Uma ferramenta muito usada pra isso é o Microsoft Visio. No download abaixo é possível usar um template do Visio com vários ícones, fotos e exemplos de servidores e componentes virtualizados para prover uma forma fácil de criar um mapa e a documentação do Hyper-V e suas VMs.
Download: http://www.jonathancusson.com/tag/virtualization-stencil/

Powershell Library for Hyper-V

Um dos meus favoritos, os módulos do PowerShell para o Hyper-V, oferece várias CommandLets para gerenciar suas VMs. Alguns exemplos como Export-VM, Create-VM, Create-Snapshot, Get-VHD e vários outros que juntos criam scripts poderosos para ajudar na administração do Hyper-V.
Download: http://pshyperv.codeplex.com/

Hyper-V Server 2008 R2

Se está pensando em usar o Hyper-V para virtualizar seus servidores, mas não quer gastar muito, existe uma versão gratuita chamada Hyper-V Server. Sua última versão, a R2, oferece serviço de cluster e o famoso Live Migration, que move as VMs entre os nós dos clusters com as VMs em produção, suporte a 1 TB de memória no Host e 64 GB de memória por VM.
Download: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=48359dd2-1c3d-4506-ae0a-232d0314ccf6&displaylang=en
Se você usa alguma dessas ferramentas ou possui algum outro software que não está na lista, deixe seu comentário e ajude a divulgar.

0 comentários: