quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pensando em mudar pra wordpress

10 plug-ins para melhorar o seu blog no Wordpress

por James Della Valle

Wordpress é minha paixão. Cheguei já a ter cinco blogs diferentes pela rede, todos utilizando a mesma plataforma. O problema é que eu gosto mais de “brincar” com a ferramenta do que de atualizar os posts…

Ontem mesmo, procurando algumas coisas para o meu blog pessoal, encontrei alguns plug-ins bem legais que podem ajudar em questões de SEO. Sem contar com alguns recursos que podem melhorar o tempo de permanência e divulgação do trabalho.
Vamos ao que interessa:
1-HeadSpace 2: Há quem prefira o “All in One SEO”. Argumento por argumento, não há como negar a necessidade de recursos que melhorem sua visibilidade nos mecanismos de busca. Além disso, uma ferramenta que automatiza o SEO no blog significa mais tempo para postar.
2-Askimet: Não é novo, mas é bom. O trabalho dele é bloquear o spam nosso de cada dia com muita eficiência. Não é 100%, mas pode chegar a 99%. Não deve faltar.
3-Backtype Tweetcount: Basicamente, ele insere um selo com duas funções. A primeira consiste em mostrar para o mundo quantas vezes o seu post foi citado no Twitter. A segunda é permitir que os leitores divulguem seu texto na rede.
4-Related Posts: Links internos significam usuários por mais tempo no seu blog. Sem contar com as referências internas para o seu próprio conteúdo. Basta incluir uma linha na página de modelo do post.
5-Top Commentators Widget: Widgets com os últimos comentários e as mais comentadas são importantes. Mas nada como uma ferramenta de comunidade e participação que mostra as pessoas que mais ajudaram no seu site.
6-SEO Smart Links: O funcionamento é próximo ao do Related Posts, a diferença é que ele identifica as tags no meio do texto e as converte em links. Prático.
7-WP-DBManager: Talvez uma das ferramentas mais importantes que você vai instalar no seu blog: um backup do banco de dados. Quem não precisa disso hoje? A melhor parte é que você pode receber o backup diretamente no seu e-mail, se quiser.
8-Twitter Widget: Esse é o widget oficial para incluir updates do Twitter no seu site. Basta customizar, encontrar um lugar legal na lateral do site e colar em um widget em branco do Wordpress.
9-WPTouch iPhone Theme (e similares): No hype dos smartphones e dispositivos móveis que acessam a rede, talvez seja melhor pensar em soluções práticas para colocar seu blog em qualquer ambiente. Este plug-in transforma seu site deixando-o acessível para o público que não para na frente do desktop.
10-Google XML Sitemaps: Nada melhor do que um plug-in que gera um mapa do seu site prontinho para o Google usar! Ele até avisa os sites de busca quando acontecer alguma atualização.
Disclaimer: esse post foi feito com os links preferidos do autor. Se você tiver um legal ou melhor, não deixe de postar nos comentários.
Reações:

0 comentários: