terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Loop de Terra

O Loop de Terra é uma corrente que flui através do condutor, criada pela diferença de potencial entre dois pontos de terra, como por exemplo, dois edifícios conectados por um cabo RS-232 ou outra linha de dados qualquer.

Quando dois dispositivos são conectados e seus potenciais de Terra são diferentes, a corrente flui do potencial mais alto para o mais baixo, através do cabo de dados. Se o potencial de tensão for alto o suficiente, o equipamento conectado não será capaz de absorver o excesso de tensão e conseqüentemente será danificado.

Mesmo em situações em que o potencial de tensão não atinja níveis suficientes para causar danos nos equipamentos, o loop de terra pode ser prejudicial para as transmissões de dados, gerando erros, devido as oscilações causadas no referencial, que normalmente é o terra (essa situação não se aplica em transmissões de dados diferenciais).

Não existe uma forma de procurar por loops de terra. A sua existência só será percebida quando um componente vital do sistema falhar (sofrer danos ou perder dados preciosos). Contra o loop de terra, apenas a prevenção funciona, podendo-se utilizar para isto isoladores ópticos ou links de fibra óptica nas linhas de dados mais longas.

0 comentários: