DISTÚRBIOS DE TENSÃO
Com a chegada das chuvas a ocorrência de distúrbios de tensão tende a aumentar, causando danos nos equipamentos elétricos e eletrônicos ligados à rede elétrica ou de dados.
Os distúrbios de tensão, quando provenientes da linha de energia elétrica podem ser ocasionados de duas formas: por indução de queda de raio próximo à linha de energia ou por descarga estática.
A primeira forma é comum em época de chuva e a segunda em locais com ar predominantemente seco.
Algumas medidas podem ser tomadas a fim de se amenizar os efeitos danosos causados por esses distúrbios, também conhecidos por distúrbios de modo comum, como a utilização de condicionador de alimentação que possua protetor anti-surto (desvia a descarga para o terra), filtro de linha e transformador de isolação, características comumente encontradas nos No-breaks de alguns fabricantes.
No-Breaks
Protetores
Nas linhas de dados, o distúrbio em questão é ocasionado pela diferença de tensão existente entre os equipamentos conectados por um mesmo cabo, ou por indução elétrica sobre o cabo.
Naturalmente ele ocorre em diversos níveis de tensão, sendo que os menores podem ser contidos e os maiores, como uma descarga elétrica (raio), não podem ser evitados devido a tensão excessivamente elevada.
Seus efeitos podem ser amenizados (como a perda completa do equipamento) nos casos de surtos elevados e eliminados nos de menor intensidade, com o uso de bons protetores anti-surto, lembrando sempre que existe um tipo adequado para cada aplicação (RS-232, V.35, linha telefônica, etc.).
0 comentários:
Postar um comentário