sexta-feira, 20 de abril de 2018

Hardware - 10 kits Raspberry Pi para usuários novatos e avançados




Selecionamos alguns dos principais kits disponíveis no mercado voltado para a popular e flexível placa de computação.
Autor da Foto
O Raspberry Pi é um pequeno computador incrivelmente flexível. Você pode usá-lo para uma variedade de projetos, incluindo iniciativas pragmáticas, inovadoras ou nostálgicas. Ou seja, o mesmo hardware pode ser usado para um setup retrô de games ou para um servidor de bloqueio de anúncios (ad blocker).  
Mas se você nunca lidou com uma placa de circuito na vida, começar com um Raspberry Pi pode ser um tanto intimidador. Não há o que temer: existem kits especiais que tornam mais fácil e simples a entrada neste universo.
Os kits mais básicos costumam unir uma placa Raspberry Pi e os componentes necessários (com exceção do teclado, mouse e monitor). As opções mais avançadas não trazem uma placa Raspberry Pi, em vez disso focando no hardware especializado necessário para um projeto particular.
Analisamos as principais opções disponíveis no mercado para selecionar alguns dos melhores kits Raspberry Pi. Disponíveis abaixo, as nossas escolhas incluem algo para cada tipo de usuário, seja para criar um PC secundário simples ou entrar de cabeça em projetos mais complicados. 
Pi Desktop
Vendido por: Element 14
Preço: 50 dólares
Placa inclusa: Não
Vamos começar a lista com um kit que não inclui todos os componentes. Visualmente parecido com os kits Intel NUC, que são baseados no Windows, o Pi Desktop é uma grande caixa quadrada que traz um suporte de placa que se liga à Raspberry Pi pelos conectores GPIO. Também há uma variedade de mecanismos internos no estilo de um PC, como uma interface mSATA, um controlador de energia, clock de sistema, e um dissipador de calor. 
Tudo que você precisa fazer é trazer uma placa Raspberry Pi 3, um SSD de até 1TB e uma atitude “faça você mesmo” (DIY).  
especialkits01.jpg
CanaKit Basic
Vendido por: CanaKit via Amazon
Preço: 50 dólares
Placa inclusa: Sim
A fabricante de kits Raspberry Pi CanaKit oferece um kit básico que traz apenas os elementos essenciais: uma placa Raspberry Pi 3, um carregador, um case, e dois dissipadores de calor. Os dissipadores não são estritamente necessários, mas são um toque legal. 
Para conseguir fazer as coisas andarem, você precisará de um cartão microSD, um teclado, um mouse e um cabo HDMI.
especialkits02.jpg
CanaKit Raspberry Pi 3 Complete Starter Kit
Vendido por: CanaKit via Amazon
Preço: 70 dólares
Placa inclusa: Sim
Esse kit é um passo à frente interessante ao pacote básico para iniciantes citado acima. O chamado Complete Starter Kit inclui tudo que você precisa para começar a “brincar” com uma Raspberry Pi: uma placa Pi 3, um microSD de 32GB já com o sistema operacional NOOBS pré-instalado, um case, um adaptador de energia, dois dissipadores de calor, e um cabo HDMI. Se você quer começar a mexer logo com o kit sem precisar esperar pela chegada de outros componentes, essa é a melhor escolha.
especialkits03.jpg
Retro Gaming kit
Vendido por: The Pi Hut
Preço: 100 dólares
Placa inclusa: Sim
Um dos nossos usos favoritos para a Raspberry Pi é como um console de games clássicos. Se você não quer ficar procurando na Amazon e em outras lojas pelos componentes necessários, esse kit da Pi Hut reúne tudo em um só lugar.
Além da Raspberry Pi 3 e do case, você também recebe dois controles no estilo do Super NES, um cartão microSD vazio, um adaptador microSD para USB, uma fonte de energia, e um cabo HDMI.
Por razões legais, a empresa não pode te fornecer o sistema operacional ou as ROMs dos jogos. Então você terá de baixar esses softwares por conta própria. 
especialkits04.jpg
CanaKit Raspberry Pi Kit for Dummies
Vendido por: CanaKit
Preço: 90 dólares
Placa inclusa: Sim
Como o nome sugere, o kit Raspberry Pi for Dummies é ótimo para qualquer pessoa interessada em entrar na "brincadeira" de montar diferentes hardwares. Ele inclui um livrinho Raspberry Pi for Dummies, que funciona como um guia inicial para trabalhar com a Raspberry Pi e iniciar os seus próprios projetos.
O hardware presente no kit é mais ou menos o esperado: uma placa Raspberry Pi 3, um cartão microSD com o Sistema NOOBS instalado, fonte de energia, case, cabo HDMI e dois dissipadores de calor. Você também recebe uma placa breadboard, LEDs, chaves de botões e resistências de Ohm.
especialkits05.jpg
PiAware Aircraft Tracking Kit
Vendido por: ModMyPi
Preço: 120 dólares
Placa inclusa: Sim 
Agora esse é um kit interessante para os fãs de viagens aéreas. Ele te permite transformar a sua Raspberry Pi 3 em uma estação terrestre ADS-B (automatic dependent surveillance-broadcast) – assim você receberá dados em tempo real sobre os aviões que estejam dentro do alcance da antena FlightAware inclusa no pacote.
O kit também traz uma Raspberry Pi 3, um case, um cartão microSD com o software PiAware instalado, fonte de energia, cabo de vídeo, cabo ethernet, dissipador de calor, FlightAware Pro Stick ou Pro Stick Plus, cabo USB, antena de 1090MHz, filtro SMA band-pass de 1090MHz, e um teclado.
Vale notar que o kit é customizável. Por isso, não deixe de checar todas as opções oferecidas pela ModMyPi antes de fechar o pedido.
especialkits06.jpg
PiTop Kit v2
Vendido por: Adafruit
Preço: 300 dólares
Placa inclusa: Não
Se você já desejou que a sua placa Raspberry Pi 3 pudesse ser um laptop, então esse é o kit ideal. Vale notar que você precisará trazer a sua própria placa Raspberry Pi, mas o kit conta com todos os outros componentes necessários: uma tela de 14 polegadas e resolução 1080p, acesso fácil à Pi assim como a qualquer outro cabo ou aparelho USB, um cartão SD de 8GB com o sistema Pi-Top, diversos cabos e parafusos, e um carregador. Essa segunda geração do kit PiTop é compatível com diversos modelos da Raspberry Pi, incluindo a mais nova Raspberry Pi 3 Model B+. 
especialkits07.jpg
Google AIY Voice Kit
Vendido por: ModMyPi
Preço: 35 dólares
Placa inclusa: Não
O Google AIY Voice Kit não é feito para você criar o seu desktop pessoal. Em vez disso, o kit é voltado para a criação de um Google Home “faça você mesmo” com uma Raspberry Pi 3. Como em outros casos citados na lista, você não recebe a placa Raspberry Pi com esse kit. 
Ele traz uma placa de voz HAT, uma placa de microfone HAT, um alto-falante de três polegadas, um botão de push, cabos e componentes diversos, e uma caixa e uma armação de papelão para acomodar o projeto todo.  
Para completar o gadget, você precisará de uma Raspberry Pi 3, um cartão microSD, uma chave Philips, e fita adesiva.
especialkits08.jpg
Google AIY Voice Kit v2
Vendido por: Target
Preço: 50 dólares
Placa inclusa: Sim
O Google agora possui uma segunda versão do kit AIY Voice que facilita muito a vida do usuário na hora de montar o seu próprio Google Home. Esse modelo mais recente traz os componentes principais de sempre, incluindo um alto-falante, placa de voz HAT, e um botão push. 
A grande diferença entre esse kit e a versão anterior é que ele vem com a placa Raspberry Pi Zero WH como parte do kit, assim como um cartão SD pré-carregado. Você também pode escolher comprar uma Raspberry Pi 3 separadamente, é claro. 
Também há um aplicativo Android para facilitar a configuração wireless e os ajustes gerais – o Google também está desenvolvendo versões iOS e Chrome deste app.
googleaivoice_625.jpg
Google AIY Vision Kit v2
Vendido por: Target
Preço: 90 dólares
Placa inclusa: Sim
De forma parecida com o kit de voz, a segunda versão do AIY Vision Kit também traz uma placa Raspberry Pi Zero WH e um cartão SD pré-carregado. Esse kit ajuda os usuários a criarem uma câmera inteligente que consegue “reconhecer objetos, detectar rostos e emoções”.
Os outros componentes principais presentes na caixa são a câmera Raspberry Pi, a placa Vision HAT, o botão de push, LED de privacidade, e uma campainha. O kit também funciona como o mesmo aplicativo citado acima, disponível apenas para Android por enquanto.
googleaivision_625.jpg

0 comentários: