segunda-feira, 2 de abril de 2018

DNS - Cloudflare avaliar

Cloudflare lança DNS 1.1.1.1 e promete mais velocidade e privacidade

Novo DNS é mais rápido que o do Google e promete privacidade

A Cloudflare, especializada em serviços e infraestrutura de redes, lançou um novo servidor DNS aberto ao mundo todo com promessas de maior velocidade e privacidade. Com respostas a partir dos endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1, o DNS da Cloudflare entrou no ar no último domingo (1º). De acordo com testes realizados pela empresa, os tempos de resposta atingidos foram mais rápidos que de outros servidores abertos do tipo, como o do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e o OpenDNS da Cisco. De forma resumida, um servidor DNS processa as informações entre o computador e os sites acessados na Internet.
Cloudflare promete serviço rápido e preservar a privacidade dos usuários (Foto: Divulgação/Cloudflare) Cloudflare promete serviço rápido e preservar a privacidade dos usuários (Foto: Divulgação/Cloudflare)
Cloudflare promete serviço rápido e preservar a privacidade dos usuários (Foto: Divulgação/Cloudflare)
A Cloudflare afirma que o servidor DNS atingiu 14,8 milissegundos (ms), algo bastante inferior ao OpenDNS com 20,6 e ao DNS do Google, com 34,7 ms. O objetivo, segundo a empresa, é proporcionar o servidor mais rápido existente.
Sobre privacidade, as promessas também são interessantes: a Cloudflare garante eliminar os registros de cada usuário a cada 24 horas e se compromete a não coletar nenhum tipo de dado de navegação. Essas informações poderiam ser vendidas a terceiros, como empresas de telemarketing. Em tese, a empresa poderia armazenar todos os endereços de sites, pois os servidores DNS conseguem reter o conteúdo de cada endereço buscado pela rede na web.
O DNS é usado para indicar o endereço de IP dos sites que você tenta acessar a partir do navegador. Na Internet, os sites são localizados por IP e o DNS é necessário para traduzir, por exemplo, “www.techtudo.com.br” para "186.192.81.152", endereço “real” registrado no fim das contas.
DNS faz a conversão entre o endereço que você digita (ex: www.techtudo.com.br) e o IP, que é o endereço real do site (Foto: Reprodução/ICANN) DNS faz a conversão entre o endereço que você digita (ex: www.techtudo.com.br) e o IP, que é o endereço real do site (Foto: Reprodução/ICANN)
DNS faz a conversão entre o endereço que você digita (ex: www.techtudo.com.br) e o IP, que é o endereço real do site (Foto: Reprodução/ICANN)
Em geral, não é preciso escolher um servidor DNS para a rede. O próprio provedor de acesso se encarrega de realizar as transações que convertem o endereço dos sites visitados nos endereços de IP de cada um deles.
No entanto, as vantagens de possuir um servidor DNS configurado na sua rede podem ser perceptíveis. Maior desempenho e privacidade são exemplos comuns e facilmente compreendidos por quem precisa usar um DNS personalizado para jogar no PlayStation 4, por exemplo. O usuário também pode configurar o DNS da Cloudflare ou qualquer outro que prefira, inclusive, no Windows 10.

fonte:https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/04/cloudflare-lanca-dns-1111-e-promete-mais-velocidade-e-privacidade.ghtml


---------

Novo DNS da Cloudflare chega prometendo mais velocidade e privacidade

17
A Cloudflare anunciou ontem (1º) o novo resolvedor de DNS 1.1.1.1 em parceria com a Asia-Pacific Network Information Centre (APNIC). A ferramenta promete ser a “mais rápida, segura e centrada na privacidade” de todo o mundo quando se fala em DNS público. Ela está disponível gratuitamente para o usuário final e um de seus diferenciais está no fato de ela excluir o registro de solicitações de DNS em até 24 horas após o uso.
“A Cloudflare quer operar o resolvedor público [de DNS] mais rápido do planeta e, ao mesmo tempo, aumentar os padrões de proteção da privacidade dos usuários”, afirma o diretor de engenharia da empresa Olafur Gudmundsson.
Novo DNS promete ser mais veloz sem abandonar a proteção da privacidade do usuário
Conforme explica em uma longa postagem no blog da Cloudflare, o trunfo de privacidade do novo resolvedor de DNS é o uso do chamado DNS Query Name Minimisation, que reduz a quantidade de informações vazadas para servidores intermediários de DNS quando o usuário acessa uma página da web.
Em resumo, enquanto os serviços tradicionais fornecem toda a URL digitada pelo usuário, o 1.1.1.1 fornece somente as partes necessárias para que o servidor identifique qual site está sendo buscado. Além disso, o novo DNS tem suporte para a camada de segurança TLS e também para o protocolo HTTPS, outra medida de proteção capaz de garantir mais privacidade durante a navegação.

Velocidade

O ganho de velocidade vem da estrutura usada pela Cloudflare, que adota uma espécie de tráfego com memória. Em suma, em vez de refazer um caminho do zero desde a máquina até uma autoridade de DNS, o 1.1.1.1 é capaz de obter respostas de informações armazenadas em cache, agilizando o processo de tradução de uma URL para um número de IP.
Segundo o site DNSPerf, site que mede o desempenho desse tipo de recurso, o 1.1.1.1 se sai consideravelmente melhor do que os seus principais rivais. Ele lidera o ranking com um tempo médio de resposta de 14,01 milissegundos, com o OpenDNS em segundo, com 20,65 ms, o Quad9 em terceiro, com 33,76 ms, e o Google apenas em quarto, com 34,51 ms.
Além da sequência 1.1.1.1, a nova ferramenta da Cloudflare usa também a sequência 1.0.0.1 — ambas IPv4. Para IPv6, as sequências são 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::100. Todas as informações sobre a novidade podem ser conferidas em https://1.1.1.1. Para aprender a alterar o DNS em seu computador, clique aqui.
fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/128812-cloudflare-dns-1111-velocidade-privacidade.htm

0 comentários: