terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Wi-Fi - nem implantamos o 802.11AC e já vem o 802.11ax!

Chips com nova geração Wi-Fi: 802.11ax chegam a partir de junho


Qualcomm prepara modelos de amostra de processadores com o novo padrão que deve chegar oficialmente até 2018 para substituir o Wi-Fi 802.11ac.
Autor da Foto
A Qualcomm vai começar a despachar chips de amostra para a próxima geração de Wi-Fi em junho, ajudando as fabricantes de aparelhos e redes a desenvolverem produtos que possam quadruplicar as velocidades dos usuários e a duração de bateria.
Os novos chips usam uma versão inicial da IEEE 802.11ax, uma especificação feita para tornar as LANs wireless mais eficientes e aumentar o seu desempenho como resultado. O padrão formal não deve ser assinado até o final do próximo ano, mas é comum que alguns componentes usando um novo padrão cheguem antes que esse passo seja dado.
Essa é a próxima geração do Wi-Fi depois da 802.11ac, que já é capaz de velocidades na casa dos gigabits com os recursos e condições corretas. Essa tecnologia ainda está chegando a aparelhos de consumidores finais e redes corporativas e de provedores de redes.
O novo padrão 802.11ax melhora alguns recursos do 11ac e adiciona outros novos truques. O padrão é desenvolvido para fornecer um melhor desempenho em situações complicadas que as pessoas encontrem no mundo real, como ambientes com muitas redes Wi-Fi competindo. 
A especificação inclui usar múltiplas antenas para enviar até 12 streamings de dados ao mesmo tempo. Mas também usa tecnologias do mundo celular, incluindo agendamento de tráfego, que conecta e desconecta os aparelhos da rede de forma eficiente para que não precisem competir muito um com o outro.
Isso pode ajudar a reduzir o consumo de energia do Wi-Fi em até dois terços, aponta a Qualcomm. Mesmo os usuários com aparelhos com a atual 11ac e a mais antiga 11n deverão ver um melhor desempenho quando utilizarem uma rede 11ax, de acordo com a fabricante.
A Qualcomm chamou a nova linha de produtos de portfólio de ponta a ponta porque inclui silício para as duas pontas de uma conexão entre cliente e rede. O IPQ8074 é um SoC (system on chip) integrado para pontos de acesso corporativos, gateways de provedores de serviço e roteadores Wi-Fi residenciais. Ele possui quatro vezes a capacidade de um 11ac e inclui recursos para cobrir uma área mais ampla e reduzir interferência danosa em áreas com muitos pontos de acesso sobrepostos, de acordo com a Qualcomm.
O QCA6290 é um SoC para aparelhos Wi-Fi. Pode usar as bandas 2.4GHz e 5GHz ao mesmo tempo para velocidades de até 1.8Gbps, segundo a companhia. Ele é feito para usos que incluem streaming de vídeo 4K (Ultra HD) e videochamadas e Wi-Fi no carro com múltiplos streamings de vídeo.

0 comentários: