segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Hacker - Ataque de DDoS tira do ar Twitter, GitHub, Spotify e The New York Times

O ataque de negação de domínio foi feito contra o provedor de DNS Dyn, que é responsável pela resolução das URLs de grandes sites nos EUAshutterstock_398472598_phonlamai-photo
Alguns dos grandes nomes da internet mundial, incluindo Twitter, GitHub, Etsy,  Shopify, Spotify e os jornais The New York Times e Boston Globe, entre outros, ficaram offline durante algumas horas na manhã desta sexta-feira (21/10) por conta de um ataque DDoS (negação de domínio) contra o provedor de DNS Dyn.
O Domain Name System (DNS) é o mecanismo que, na internet, converte URLs escritas em linguagem humana (como por exemplo idgnow.com.br) em seus endereços numéricos IP equivalentes, ou vice-versa, para que possam ser reconhecidos e encontrados pelos servidores de internet e terem suas páginas web acessadas pelos usuários através de um browser. A Dyn é uma empresa que atua como provedora de DNS, o que seria basicamente dizer que ela funciona para os computadores como uma espécie de lista telefônica que fornece o número IP de um endereço de página web.
O ataque de negação de domínio consiste em bombardear um servidor com uma quantidade absurda de pedidos de acesso fazendo com que ele fique tão sobrecarregado que não consiga responder a tudo apresente mensagem de página não encontrada (404) ou outros erros.
Em um alerta publicado por volta de 11h35 (horário de Brasília), a Dyn explicou que a maioria dos problemas foram sentidos na costa Leste dos Estados Unidos e que o serviço tinha sido restaurado. Além dos Estados Unidos, vários comentários feitos nos sites Reddit e HackerNews mostram que usuários de outros países também não conseguiram acessar os sites, incluindo Reino Unido, Irlanda e Brasil.
Até agora nenhum grupo assumiu o ataque ou divulgou os motivos.
* Com reportagem de Jon Gold, Network World (US), e Brad Chacos, PC World (US)

0 comentários: