quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Artigo - Digital Attack Map mostra a natureza global de ataques DDoS


Cooperação entre Arbor Networks e Jigsaw oferece visualização do tráfego global de dados e permite monitorar as ameaças de negação de serviço distribuídas



shutterstock_263426678_blackdogvfx
A Arbor Networks Inc., divisão segurança da NETSCOUT, em conjunto com a Jigsaw, empresa integrante da Alphabet, controladora do Google, anuncia uma nova versão, aprimorada, do Mapa de Ataques Digitais, que oferece uma visualização online dos ataques de negação de serviço (DDoS – Distributed Denial of Service) em todo o mundo.

A Jigsaw tem como foco identificar ações de censura na web e mitigar as ameaças de ataques digitais, combatendo a violência extremista e protegendo as pessoas do ódio e do assédio on-line. Uma das maneiras mais fáceis de silenciar alguém na web é um ataque DDoS. Esses ataques visam esgotar os recursos de acesso a uma determinada rede, aplicativo ou serviço, impedindo o seu uso. Os ataques DDoS tornam-se cada vez mais comuns em razão do desenvolvimento de ferramentas “do-it-yourself” e de serviços oferecendo esses ataques a baixo custo. Muitas vezes, eles estão diretamente relacionados a acontecimentos do mundo real, como conflitos políticos.

Aprimorando o Mapa de Ataques Digitais


O Mapa de Ataques Digitais utiliza dados do sistema ATLAS (Arbor Threat Level Analisys System), uma rede de monitoramento de ameaças de alcance global. O sistema examina atualmente 140 Tbps de dados de tráfego anônimo, proveniente de mais de 330 provedores de serviço, em todo o mundo, que são clientes da Arbor. Isso representa cerca de um terço do tráfego mundial de dados na Internet. Dessa forma, a Arbor encontra-se em posição ímpar no que diz respeito a fornecer inteligência relativa a ataques DDoS, malware e botnets que ameaçam infraestrutura de Internet e disponibilidade das redes.

Os dados apresentados no Mapa de Ataques Digitais são uma amostragem aleatória de menos de um por cento dos ataques observados pelo sistema ATLAS, e mostram as tendências verificadas em ataques significativos. A Jigsaw traduz as informações do ATLAS em visualizações on-line que permitem explorar as tendências atuais e históricas de ataques DDoS, consultar ataques por país, e – em atualizações diárias – relacionar os ataques DDoS a notícias e acontecimentos do mundo real.

O que há de novo?


  • Uma mudança na arquitetura do sistema ATLAS possibilita agora que o Mapa de Ataques Digitais apresente uma amostra baseada em um volume de dados 20 vezes maior que a versão anterior;

  • Com a nova arquitetura do sistema, os dados passam a ser processados por streaming em tempo real e não mais baseado em processamento em lotes armazenados, assegurando assim sua atualidade e precisão.

“Os ataques DDoS estão crescendo em um ritmo alarmante em termos de tamanho, frequência e complexidade. Eles são a principal ameaça à disponibilidade de redes, aplicativos e serviços on-line. O Mapa de Ataques Digitais apresenta parte do conjunto de dados captados pelo sistema ATLAS, traduzidos em informação visual pelos engenheiros da Jigsaw para que todas as pessoas possam tomar conhecimento dos ataques DDoS ocorridos em todo o mundo ou em países específicos. O trabalho da Jigsaw é importante no sentido de educar o público sobre a ameaça que representam os ataques DDoS, e ficamos muito felizes com a apresentação de nossos dados nesse Mapa”, comenta Brian McCann, Presidente da Arbor Networks.

fonte:http://securityreport.com.br/overview/mercado/digital-attack-map-mostra-natureza-global-de-ataques-ddos/

0 comentários: