quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Iphone - O truque escondido do iOS 8 para evitar que as empresas espionem você

É um truque que não mais efeito nenhum pois já descobriram como rastrear por outros meios. (GPS)


Você pode não saber, mas quando anda pela cidade com um smartphone no bolso e Wi-Fi ativado, o aparelho constantemente procura por redes sem fio disponíveis e permite que as agências governamentais e empresas de anúncios monitorem sua localização. No iOS 8, a Apple fez uma mudança simples, não anunciada durante a WWDC, para tornar essa coleta de dados bem mais difícil.

Hoje, funciona assim: quando seu aparelho procura por redes Wi-Fi disponíveis, ele emite automaticamente um endereço MAC (Media Access Control), código único que identifica cada dispositivo. Com esse endereço, uma empresa pode rastrear sua localização para exibir propagandas de acordo com sua movimentação dentro de um shopping, por exemplo. No ano passado, uma empresa espalhou latas de lixo (!) por Londres que detectavam, além da localização, a velocidade do pedestre e o modelo do celular.

O iOS 8 resolve essa questão tornando aleatórios os endereços MAC emitidos pelo iPhone, iPad e iPod touch ao fazer buscas por redes Wi-Fi disponíveis. Dessa forma, as redes Wi-Fi não conseguirão obter o endereço MAC real do dispositivo a todo momento e o rastreamento será bem mais complicado. É um truque simples, que poderia muito bem ser implantado por outras plataformas.

No iOS 7, a Apple já havia feito outra alteração relacionada ao endereço MAC por questões de privacidade. Até o iOS 6, os apps usavam esse endereço para exibir anúncios personalizados para cada usuário. Com a atualização, os apps passaram a receber um falso endereço MAC, o 02:00:00:00:00:00, forçando os desenvolvedores a usarem uma solução da Apple, o IDFA, que pode ser desativado pelo usuário nas configurações do sistema.

Com informações: Quartz.

 

 

 

-----------------

http://www.fr.net.br

Reações:

0 comentários: