sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Atualização do Windows 10 pode danificar SSDs

Problemas com a desfragmentação tem levado o sistema da Microsoft a fazer otimizações de drive muito frequentes; correção foi disponibilizada apenas aos membros do Insider, por enquanto


Windows 10
A A A

A atualização recente do Windows 10 trouxe um bug que pode dar dor de cabeça aos usuários que utilizam SSDs. Os problemas apareceram em relatos após a Versão 2004 do Windows 10 ser disponibilizada em maio de 2020. As reclamações diziam que a ferramenta de otimização estava falhando em gravar a última vez que um drive havia sido desfragmentado.


Dessa maneira, o Windows 10 fazia mais otimizações de drives do que deveria, o que tem consequências diretas na vida útil de um SSD.

Um disco é desfragmentado para que os dados sejam acessados de maneira mais rápida. Entretanto, a otimização também desgasta o próprio disco. Sendo assim, o Windows 10 deveria saber a úlitma vez em que um disco foi otimizado para que não haja um desgaste desnecessário.

Mas, devido ao bug da Versão 2004, a ferramenta de otimização de disco está realizando desfragmentações toda vez que o dispositivo ao qual o disco está conectado é reiniciado. Isso siginifica que alguns SSDs estão sofrendo pelo processo de desfragmentação 30 vezes mais do que o esperado.

shutterstock_1299878767.jpgAlguns especialistas dizem que os SSDs não são sensíveis à desfragmentação, outros dizem que há benefícios em otimizar aqueles muito fragmentados periodicamente. Imagem: Shutterstock

A Microsoft já reconheceu o problema e já disponibilizou a correção para os membros do programa Insider com a Build 19042.487 (20H2) do Windows 10. Enquanto os usuários comuns do sistema têm que esperar pela versão final da atualização, é recomendado desativar a desfragmentação automática para prevenir danos futuros.

Como desativar a desfragmentação

1. Pressione as teclas Windows+Q digite CMD;

2. Clique com o botão direito sobre CMD e selecione Executar como Administrador;

3. Cole os comando abaixo e pressione Enter:

  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V Enable /T REG_SZ /D N /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\OptimalLayout" /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F

 

Fonte: TechRadar


 

 

-------

http://www.fr.net.br

0 comentários: