domingo, 21 de abril de 2019

Wi-Fi - Como funciona o Wi-Fi 6 no celular


Nomes complicados ficam para trás. Tecnologia tem promessa de maior velocidade para acessar internet.



A Samsung anunciou, durante o lançamento do Galaxy S10, que o seu mais novo smartphone será um dos primeiros a receber suporte ao Wi-Fi 6. A nova geração de internet wireless tende a aparecer em muitos outros dispositivos móveis ainda neste ano. Também chamado de padrão 802.11ax, o recurso promete velocidades até 40% maiores, principalmente em ambientes onde há muitos aparelhos conectados. Nas linhas a seguir, saiba as principais características e o funcionamento do Wi-Fi 6 nos smartphones.

Galaxy S10 Plus: Wi-Fi 6 marca presença — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Galaxy S10 Plus: Wi-Fi 6 marca presença — Foto: Thássius Veloso / TechTudo
Galaxy S10 Plus: Wi-Fi 6 marca presença — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Sem segredos

O Wi-Fi 6 não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, a principal alteração na tecnologia é o nome. Os padrões Wi-Fi, assim como muitos outros termos técnicos do mundo dos eletrônicos, são gerenciados pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). A rede utilizada hoje é chamada 802.11ac, capaz de alcançar velocidades de 1.300 Mb/s na banda de 5 GHz. Essa rede receberá o nome de Wi-Fi 5, enquanto a nova geração de conexão, tecnicamente chamada de 802.11ax, será o Wi-Fi 6.
O novo sistema de nomeação foi pensado pelo IEEE para simplificar o controle dos padrões e facilitar a vida dos usuários. Os padrões mais antigos também serão rebatizados: além do 802.11ac recebendo a alcunha de Wi-Fi 5, o 802.11n será o Wi-Fi 4, e assim por diante.

O que o Wi-Fi 6 tem a oferecer no celular

As mudanças vão além do nome. A nova geração do Wi-Fi promete deixar os viciados em games e séries bem satisfeitos: o Wi-Fi 6 irá suportar streaming de vídeo em 8K – desde que o provedor de internet ofereça este tipo de acesso e a indústria se movimente em prol de tablets e talvez celulares com tamanha capacidade de exibição de imagens).
Outro avanço tem a ver com a eficiência. O consumo de energia será menor e, consequentemente, a bateria dos telefones durará mais. Além disso, é esperada uma melhor performance em ambientes lotados. Assim, será possível conseguir uma boa conexão mesmo em locais com alto fluxo de pessoas, como bares, restaurantes, estádios de futebol, escolas e shoppings.
Samsung Galaxy S10, S10 Plus e S10E – veja lançamento de smartphones
Samsung Galaxy S10, S10 Plus e S10E – veja lançamento de smartphones

Como acessar a nova rede

Serão necessários vários meses para que o acesso ao Wi-Fi 6 seja amplo, já que são necessários roteadores que suportem a nova tecnologia de conexão. Alguns aparelhos com a inscrição “tecnologia 802.11ax” estão no mercado, mas como o Wi-Fi 6 ainda não está finalizado, não é possível usufruir de uma internet melhorada.

fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/04/como-funciona-o-wi-fi-6-no-celular.ghtml 
Reações:

0 comentários: