sexta-feira, 30 de junho de 2017

Hardware - 5 projetos que inovaram ao usar Raspberry Pi


Scanner 3D, skate elétrico, drone semi-autônomo, brinquedo falante e mini-console. Separamos aqui algumas das criações feitas com o mini PC nos últimos anos
Autor da Foto
A própria existência do Raspberry Pi pode ser considerada um fruto da criatividade. Ebon Upton e a Fundação Raspberry Pi criaram o mini PC de US$ 35 para inspirar alunos a aprenderem ciência da computação, de forma que conseguissem desenvolver projetos inovadores sem que para isso fossem à falência. E eles conseguiram.
Separamos aqui algumas das criações feitas com o mini PC nos últimos anos. E, ainda melhor, a maioria dos criadores compartilha detalhes sobre como replicar esses projetos inovadores em sua casa.
Scanner 3D
scanner-pi
Certamente você pode usar o Paint 3D com a atualização do Windows 10 Creators para criar um peixe 3D e talvez um dia possamos usar nossos smartphones para digitalizar um de verdade. Mas Richard Garsthagen, da Holanda, teve uma ideia diferente.
Garsthagen, que trabalha para a Oracle como diretor de desenvolvimento de negócios em nuvem, construiu seu próprio scanner 3D de tamanho real. Esta gigantesca monstruosidade usa 98 unidades de Raspberry Pi penduradas em 19 barras e câmeras Raspberry Pi. O scanner se sentiria em casa em um filme do "Exterminador do futuro", mas não tenha medo, já que ele não pode enviá-lo de volta no tempo. No entanto, ele pode capturar dados brutos para criar um modelo 3D de um ser humano. Claro, vale dizer que este nada modesto projeto não sairia barato e exigiria algumas habilidades técnicas sérias.
Brinquedo falante

Inspirado pelo telefone Fisher-Price Chatter do "Toy Story 3", Grant Gibson, do Reino Unido, decidiu usar um Raspberry Pi para melhorar o brinquedo real. 
Ele pegou uma edição especial "Toy Story" do telefone (equipado com clipes de som do filme) e acrescentou um Raspberry Pi habilitado com conexão Wi-Fi. O resultado é um brinquedo inteligente que pode dizer a temperatura atual, o que está passando nos cinemas locais, ou reproduzir o rádio. Ele ainda dá notificações de geolocalização sofisticadas: quando o proprietário sai do escritório, o brinquedo é alertado e permite que todos os outros da casa saibam.
Confira a história completa, juntamente com algumas ferramentas para ajudá-lo a construir o seu próprio brinquedo no blog de Grant Gibson
Skate elétrico 

Por que gastar centenas em um skate elétrico? Com um pouco de esforço, algum dinheiro, um Raspberry Pi Zero e um controle remoto Wii, seu velho skate pode se tornar elétrico. 
O projeto vem de Matt Timmons-Brown, do Reino Unido e o nome por trás do "The Raspberry Pi Guy", canal no YouTube. A versão "faça você mesmo" pode não parecer tão sofisticada como um skate elétrico comprado direto na loja, mas é diversão garantida e consegue atingir até 28 km/h. Os detalhes do projeto estão disponíveis no GitHub.  
MintyPi 2.0

Um dos principais usos do Raspberry Pi é para console de jogos retrô. Mas alguns programadores levam a tarefa ainda mais longe e transformam sua criação em um console de jogos portátil. 
Pegue esse pequeno console chamado MintyPi 2.0 como exemplo. O criador Warner Skoch, que assume o apelido de Wermy na Internet, pegou um Raspberry Pi Zero, um controlador Nintendo DS Lite e algumas outras peças e as colocou em uma lata de pastilhas Altoids. Adicione algumas peças feitas em impressora 3D para cobrir a fiação e o resultado é uma configuração de jogo de miniatura único, que seria muito fácil de colocar em seu bolso.
Wermy revelou o mintyPi 2.0 em abril, mas ele ainda não publicou um guia de instruções detalhado devido a problemas com algumas peças de abastecimento. No entanto, algumas das peças impressas para o dispositivo estão disponíveis para venda no mercado Sudomod.
Um drone semi-autônomo
pi-quadrocopter-
Este é um projeto mais caro e mecanicamente intenso, mas o que é mais gratificante do que construir seu próprio drone com uma placa Raspberry Pi?
O entusiasta Andy Baker, também do Reino Unido, descreve como construiu seu próprio quad-copter semi-autônomo que vem programado com seu próprio plano de vôo. Há alguns artigos para ler em seu blog, além de trazer outros projetos na área.

0 comentários: