sexta-feira, 17 de março de 2017

Rede - Existe Cabo Crossover em Gigabit Ethernet?

Auto-MDIX é a resposta!


Muitas literaturas não falam do novo padrão para cabeamento Crossover para Gigabit Ethernet mas . . .  Será que é preciso????
O que encontramos por aí é geralmente figuras como a abaixo, simplesmente dizendo que cabo cross é uma ponta T568A e outra T568B e que é usado para alguns tipos de conexões. Mas como fica o GigabitEthernet já que é preciso usar os 4 pares do cabo UTP?

Trecho retirado do material Netacademy Cisco 4.0

O Cabo Cross para o padrão Gigabit Ethernet
O padrão Gigabit Ethernet usa os 4 pares do cabo UTP e para ser cross requer também que os pares 1 e 4 sejam cruzados. A figura abaixo mostra a configuração correta de um cabo cross para o padrão Gigabit Ethernet!

Bom, é bacana saber que o cabo usa os 4 pares para Gigabit Ethernet e que o cabo cross “teria” que ser feito dessa forma, mas na prática, na especificação IEEE Gigabit Ethernet, o crossover não é necessário.

MDI e MDIX
MDI (Media Dependent Interface) é a NIC como interfaces de rede de servidores, roteadores e outros. MDIX (Media Dependent Interface with Crossover) é o padrão da interface Ethernet para hubs e switches (note em switches Fast Ethernet que o “X” do lado do número da porta em um switch significa que ela é MDIX). Resumindo, quando ligamos uma NIC com uma porta de switch, os pinos 1 e 2 são usados para transmissão e os pinos 3 e 6 usados para recepção na NIC e o inverso na porta do switch, por isso o cabo direto é usado neste caso. Essa convenção foi usada pra facilitar o “crossover” interno no switch.
Créditos: http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/MDI+port

Auto-MDIX
Desenvolvida pela HP, a feature Auto-MDIX (automatic media dependent interface crossover) permite uma interface detectar o cabo que é requerido para aquele tipo de conexão (cabo direto ou crossover) e automaticamente configurar a conexão apropriada. Com Auto-MDIX, você pode usar tanto cabo direto quanto cabo crossover para conexão com outro dispositivo que a interface automaticamente detecta o tipo de conexão!
Nem todas interfaces, softwares ou equipamentos de rede suportam o Auto-MDIX no padrão FastEthernet e, os que suportam, precisam estar configurados em “auto-sense” em ambas as pontas para detecção automática. O Auto-MDIX não precisa estar configurado nas duas pontas, apenas em uma é suficiente.
Exemplo de configuração em uma interface Fast Ethernet no Cisco:
Switch(config-if)# speed auto
Switch(config-if)# duplex auto
Switch(config-if)# mdix auto

Para o padrão Gigabit Ethernet, o Auto-MDIX já está na especificação*! Portanto, não é preciso saber se você precisa de um cabo cross ou um cabo direto. No padrão Gigabit Ethernet o ideal é padronizar tudo na norma de cabeamento T568a.

*Na especificação Gigabit Ethernet do IEEE a implementação do Auto-MDIX é opcional mas a maioria dos fabricantes implementam. Se for um switch “xulambis” é bom olhar a documentação . . . e caso não implementem, o cabo cross do Gigabit está aí . ;-)



Referências:
http://standards.ieee.org/about/get/802/802.3.html
http://www.hp.com/hpinfo/abouthp/iplicensing/automdix.html
http://www.ieee802.org/3/ab/public/feb98/ddmdix1.pdf
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk389/tk214/tech_digest09186a0080091a86.html
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk389/tk214/technologies_tech_note09186a0080094781.shtml
http://www.zytrax.com/tech/layer_1/cables/tech_lan.htm#hints

fonte: http://www.netadm.com.br/existe-cabo-crossover-em-gigabit-ethernet-auto-mdix-e-a-resposta/

0 comentários: