Conheça os melhores discos de boot para resgatar um PC
Não importa se o motivo é um HD que está morrendo ou uma infecção por malware, estes utilitários irão ajudá-lo a salvar o dia, e seus dados também!
Se seu PC não dá mais boot, um disco de boot é como a versão eletrônica de um desfibrilador: com ele você pode detectar memória ruim, setores corrompidos no disco, mudar senhas, recuperar dados e fazer tudo o que precisa para trazer sua máquina de volta ao normal. Há inúmeras ferramentas de boot no mercado, e neste artigo vamos apresentar algumas das mais interessantes.
Leia também
Como limpar um PC infectado por malware
Ferramentas que você já tem
Talvez você nem precise de software extra para criar um disco de boot. O Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.1 tem ferramentas para criar um disco ou pendrive de recuperação do sistema. Em muitos casos ele é tudo do que você vai precisar se algo der errado, e deve ser o ponto de partida para a maioria dos usuários. Se você ainda consegue carregar o sistema operacional mas ele está travando, mostrando mensagens de erro ou sofrendo nas mãos de malware, um disco de reparo permitirá que seu PC “volte no tempo” até um ponto seguro de recuperação do sistema.
O Prompt de Comando lhe dá acesso a ferramentas úteis como um utilitário para particionamento do disco e o bom e velho chkdsk para analisar e reparar erros no sistema de arquivos ou mapear setores ruins no disco rígido. Não desista de um HD silencioso que está apresentando erros até experimentar o chkdsk, já que ele pode corrigir os problemas. Já um HD barulhento é sinal de problema de hardware, e o melhor a fazer é o backup imediato de tudo o que está nele antes de qualquer outra coisa, incluindo um diagnóstico.
Um disco de recuperação do Windows já traz ferramentas úteis
Infelizmente o sistema de restauração de imagem do Windows não é confiável na hora de restaurar para hardware diferente do original, como um HD novo de maior capacidade instalado para substituir um HD menor que está falhando. Mas você ainda pode recuperar os dados dos arquivo .vhd (Virtual Hard Drive) depois que reinstalar o Windows.
Munição pesada
Se o disco de recuperação do Windows não resolver seu problema, você precisará de algo mais capaz, versátil e confiável, como um dos discos de boot descritos a seguir.
R-Drive Image: este utilitário exige o mínimo de memória e suporta qualquer sistema de arquvios moderno: FAT, NTFS, Linux, Mac e BSD, e mesmo o novo ReFS usado no Windows Server 2010. Também suporta discos conectados via SATA, USB ou mesmo rede. A interface básica (que exige apenas 64 MB de RAM) lembra as BBSs dos anos 80 e seus menus em modo texto, mas também há uma interface mais moderna com um visual similar ao do Windows.
Não deixe a interface te enganar, o R-Drive Image é poderoso
Active Boot Disk: O preço (US$ 80) pode parecer salgado, mas este utilitário tem recursos de primeira para recuperação de arquivos e partições, além da capacidade de criar e restaurar imagens de discos. Ele também é capaz de mudar senhas do Windows, e perdi a conta de quantas vezes esse recurso salvou meu dia, seja permitindo o login em um computador cuja senha esqueci ou permitindo o acesso aos dados armazenados em um PC de um ex-funcionário. Só lembre-se que uma troca de senha irá lhe impedir de recuperar dados de contas criptografadas pelo Windows.
O Active Boot Disk é baseado no Windows Pre-Install Environment (Windows PE), o que lhe permite usar a familiar interface Windows, e é capaz de carregar drivers extras durante a inicialização, o que é útil para lidar com hardware antigo e incomum ou quando novas tecnologias, como o USB 3.0, surgem antes do Windows ou Linux incluírem drivers para elas. O Active Boot Disk é uma ótima ferramenta no geral, e embora suas ferramentas para lidar com imagens não sejam tão robustas quanto as do R-Disk Image, ainda são mais versáteis que as do Windows.
Offline NT Password and Registry Editor: Escrita por Petter Nordahl-Hagen, essa “belezinha” baseada em Linux é uma alternativa gratuita ao Active Boot Disk se você precisa resetar senhas do Windows. Sua interface baseada em uma linha de comando pode ser um pouco assustadora, mas na maioria dos casos tudo o que você tem de fazer é seguir as instruções na tela. Se você está “trancado do lado de fora” de uma conta ou PC, o Offline NT Password and Registry Editor é a ferramenta de que você precisa.
Parted Magic: Baseada em Linux, esta ferramenta para reparo e recuperação de discos tem alguns excelentes recursos, incluindo exclusão segura de dados (baseada em software ou firmware), um editor gráfico de partições, uma ferramenta para clonagem de discos e um antivírus.
Parted Magic reúne várias ferramentas em um só disco, com uma interface familiar
Hiren’s Boot CD: Pessoalmente prefiro ter um disco de boot para cada tarefa, mas há aqueles que preferem uma abordagem mais completa, e é isso que o Hiren’s Boot CD oferece. Os autores solicitam ativamente sugestões de programas a incluir, e a “escalação” atual inclui ferramentas para lidar com imagens de disco, antivírus, editores de partições e ferramentas para análise de hardware. Também há uma mini-versão do Windows XP, do Linux (com o Parted Magic), e um ambiente DOS com ferramentas associadas
Hiren's Boot CD é um verdadeiro canivete suíço
Ultimate Boot CD: Por padrão este disco contém uma variedade de utilitários de linha de comando, incluindo muitos para diagnosticar o processador, periféricos, memória (Memtest86 e Memtest86+), buscar por malware e muito mais. Também inclui o Parted Magic e o gerenciador de boot grub4dos.
Mas assim como o Hiren’s ele é altamente configurável, e você pode adicionar suas próprias ferramentas. Vi versões que usam o Windows PE, por exemplo. Dá mais trabalho para criar, mas você acaba com um produto que atende exatamente às suas necessidades.
Live Linux
Algumas vezes é mais fácil buscar, manipular e recuperar arquivos usando um sistema operacional completo, como uma distribuição Linux rodando a partir de um CD (Live CD) ou pendrive. Isso também é útil quando você está tentando remover manualmente malware de um PC, e não consegue fazer isso a partir do Windows.
Uma destas distribuições é o Slax, que é notavelmente leve. Seus requisitos de hardware são mínimos (48 MB de RAM no modo texto, 256 MB no modo gráfico), portanto ele é capaz de rodar até mesmo em máquinas antigas. Ele é fácil de usar, e tem uma ferramenta básica para edição de partições (o Parted) integrada. Mas seu principal apelo é que ele carrega rapidamente, permitindo que você copie aqueles arquivos importantes de um HD com problemas para um pendrive ou outro disco sem demora. Quando um HD está morrendo, cada segundo conta.
Slax é uma distribuição Linux bem leve
Você pode rodar o sistema como um Live CD, ou “instalá-lo” em um pendrive. Nesse modo você pode instalar praticamente qualquer aplicativo Linux disponível, desde que tenha espaço no pendrive, e há muitas ferramentas de recuperação para Linux.
Ubuntu: um sistema operacional completíssimo que pode rodar a partir de um pendrive
AVG, Avira, Bitdefender, F-Secure, Kaspersky… você pode escolher. Praticamente todas as grandes empresas de software antimalware oferecem um disco de boot gratuito para analisar sistemas que não dão boot, ou resgatar aqueles que estão exibindo sintomas de malware que impedem uma varredura usando o sistema operacional nativo.
Já usei todos eles com igual sucesso, ou falta dele. Digamos que há uma chance de 50% de que você consiga limpar completamente um sistema imediatamente, já que muitos ataques bem-sucedidos acontecem antes que os fabricantes de antivírus possam desenvolver contramedidas.
Discos de boot com antivírus, como o da Avira, ajudam a combater malware
Criando pendrives “bootáveis”
Você pode usar uma ferramenta chamada Windows 7 USB/DVD Download Tool para transferir discos de boot baseados em Windows de imagens ISO para pendrives “bootáveis”. No caso das ferramentas baseadas em Linux o melhor é usar o Universal USB Installer, uma ferramenta gratuita encontrada no site pendrivelinux.com.
O Universal USB Installer coloca quase qualquer distribuição Linux em um pendrive
Problemas com UEFI
Há problemas com discos de boot em sistemas que só são capazes de inicializar via UEFI (Universal Extensible Firmware Interface, um substituto da tradicional BIOS dos PCs). Felizmente eles são poucos, já que a maioria dos fabricantes ouviu reclamações suficientes pra permitir o boot via BIOS. Uma forma de contornar o problema é usar um disco de instalação ou recuperação do Windows 8, já que eles são capazes de inicializar um PC via UEFI. Mantenha um em seu kit de ferramentas.
O que eu levo comigo
Atualmente eu tenho sempre à mão discos de recuperação do Windows em versões de 32 e 64 Bits, Slax, Ubuntu, Parted Magic, Active Boot Disk, Hiren’s Boot CD e R-Drive Image, para estar preparado para qualquer situação. Em caso de desastre começo pelo Parted Magic para o particionamento do disco, Active Boot Disk para recuperação de senhas, R-Drive Image para backup e recuperação e Ubuntu para lidar diretamente com arquivos.
Uso as outras ferramentas quando minhas favoritas não funcionam ou caso sejam incompatíveis com um PC ou sistema operacional específico. Pelo mesmo motivo tenho imagens ISO de todos os outros utilitários em um HD USB 3.0 externo. Também tenho sempre à mão um pendrive extra, um drive óptico USB e um disco DVD-RW, assim posso criar qualquer disco que precisar na hora.
Os discos de boot valem seu peso em ouro na hora em que um PC tem problemas, e permitem que você explore, recupere e repare o conteúdo de um disco rígido. Agora que você sabe de qual deles irá precisar, está pronto para qualquer emergência.
fonte: http://pcworld.com.br/dicas/2013/12/06/conheca-os-melhores-discos-de-boot-para-resgatar-um-pc/
0 comentários:
Postar um comentário