sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Joule - Intel apresenta a Joule, mais nova rival do Raspberry Pi 3


PC World / EUA
17 de agosto de 2016 - 13h00
No entanto, nova placa de desenvolvimento da Intel custa bem mais do que concorrente, podendo ter preços na casa de US$369.
Autor da Foto
A Intel apresentou nesta semana um novo rival para o Raspberry Pi 3 com a sua nova placa de desenvolvimento Joule, que traz placa gráfica superior e conectividade wireless.
A fabricante encheu a placa com tecnologias encontradas em PCs comuns, incluindo um processador quad-core Atom de 64-bit, placa gráfica 4K,  conectividade 802.11ac e memória DDR4.
No entanto, a Joule não concorre com o Raspberry Pi quando o assunto é preço. Isso porque a Raspberry Pi tem preços a partir de 35 dólares, enquanto que o modelo mais completo da Joule está sendo vendido por 370 dólares no Intel Developer Forum, nos EUA.
A Joule fornecerá um grande poder computacional para robôs, drones, aparelhos inteligentes e wearables. Assim como a Raspberry Pi, a Joule possui suporte para diferentes versões do Linux e também para o Windows 10 IoT Core.
Além disso, a nova placa possui suporte para a câmera 3D RealSense, da Intel, que está sendo usada em drones e robôs, assim como em headsets de realidade virtual e aumentada. A câmera consegue reconhecer gestos, rastrear objetos, medir distâncias, e caso seja programada corretamente, reconhecer emoções humanas. A câmera ajuda drones e robôs a evitarem colisões.
Deixando o preço de lado (dentro do possível, é claro), o desafio da Intel é fazer os desenvolvedores aceitarem a placa. As tentativas anteriores da empresa na área não foram amplamente aceitas. Por outro lado, a Raspberry Pi já vendeu milhões de unidades e possui um ecossistema de desenvolvimento de software em alta em torno dela.
Reações:

0 comentários: